Verstappen desdenha alteração imposta pela FIA em carro da Red Bull: “Estou tranquilo”
Max Verstappen manteve o otimismo pelas melhorias da Red Bull e minimizou a remoção de um dispositivo que alterava o assoalho do RB20 em regime de parque fechado
Líder do Mundial e na busca pelo quarto título, Max Verstappen deu de ombros para a alteração que a Red Bull foi obrigada a fazer no RB20 antes do GP dos Estados Unidos. A FIA forçou a equipe a remover um dispositivo que altera o assoalho do carro durante o regime de parque fechado, que acontece entre sábado e domingo.
No início desta quinta-feira (17), a revista inglesa Autosport trouxe a informação de que uma esquadra específica encontrou um meio de ajustar o ângulo da chamada ‘front bib‘ ou ‘T-Tray‘ — ‘bandeja T’, em tradução livre, um suporte vertical localizado na parte frontal do carro, perto da suspensão dianteira, que cria um vão entre o final do bico e o início do assoalho. O resultado disso é uma melhora significativa dos requisitos relacionados à altura do carro em volta rápida (com o tanque vazio) e na corrida (mais pesado por conta do combustível).
Relacionadas
“Não estou preocupado. Quero me divertir e fazer o melhor que eu posso. Toda corrida é importante e naturalmente esta é uma muito importante, e queremos ir bem. Vamos ver como será com as atualizações e o que ela faz no carro. E existem muitas mudanças na pista com o asfalto, então precisamos entender isso”, afirmou Verstappen em entrevista à emissora Sky Sports.
Algumas horas depois, Erik van Haren, jornalista do De Telegraaf, trouxe a informação de que “várias equipes” entraram em contato com a FIA para alertá-la sobre a manobra dos taurinos. Fontes de dentro do paddock também informaram ao neerlandês que as suspeitas surgiram durante o fim de semana do GP de Singapura, no mês passado. Ao ter acesso aos documentos que são entregues ao órgão dirigente e que ficam disponibilizados para todas as escuderias, as rivais então entenderam que havia algo possivelmente errado.
Verstappen minimizou o fato da remoção do dispositivo. O neerlandês não vence uma corrida deste o GP da Espanha, mas ainda mantém uma liderança de 52 pontos em cima do britânico Lando Norris, da McLaren. O tricampeão mundial garantiu que está tranquilo após a alteração. “Sobre a bandeja: do meu lado, nada muda. Então, está tudo bem”, completou.
Norris, por sua vez, foi questionado sobre o assunto, mas disse que não acredita que a mudança imposta pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) ao carro da Red Bull vá fazer tanta diferença assim no desempenho dos taurinos.
“Uma coisa é ter o dispositivo no carro, outra é saber se eles estão o utilizando, se estão sendo ajudados da maneira que as pessoas pensam que estão — então, talvez, precisemos falar sobre isso”, começou. “Mas quando falamos sobre coisas assim, eles não vão conquistar várias pole-positions ou vitórias apenas por causa desse dispositivo. Então, não acho que isso realmente mude algo no esquema das coisas”, acrescentou.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.