Verstappen vê dificuldade e preço alto para quem erra projeto em novas regras da F1

Max Verstappen avaliou novo regulamento da F1 e disse que as equipes que entenderam errado o conceito terão sérias dificuldades para se aproximarem daquelas que acertaram

Atual bicampeão mundial da Fórmula 1, Max Verstappen acredita que as equipes que entenderam errado o novo regulamento técnico da categoria em 2022 vão sofrer para alcançar aquelas que acertaram. De acordo com a opinião do holandês, os times que compreenderam os conceitos corretamente precisam dar apenas pequenos passos à frente, enquanto os que erram convivem com a realidade de correr atrás do prejuízo.

“Você vê isso quando os regulamentos mudam e algumas equipes acertam”, disse Verstappen ao serviço sueco de streaming Viaplay. “Depois de acertar em cheio e saber o que está fazendo, você mais ou menos trabalha a partir daí e dá pequenos passos à frente”, destacou.

Relacionadas

“Mas quando você erra, você realmente precisa se reinventar e tentar de novo”, avaliou. “E você está sempre atrasado, então precisa tentar alcançar os outros. Você viu isso conosco, porque demorou alguns anos [para desafiar a Mercedes em 2021]”, ressaltou.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Primeiro ano das novas regras viu um verdadeiro passeio da Red Bull na Fórmula 1 (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

E se nem todas as equipes entenderam corretamente o novo regulamento técnico da Fórmula 1, a Red Bull certamente não foi uma delas. A equipe venceu simplesmente 17 de 22 corridas da temporada, 15 com Verstappen e duas outras vezes com Sergio Pérez. Max reconheceu o status de potência dos taurinos hoje em dia, mas fez questão de lembrar que nem sempre foi assim.

“Não tínhamos um bom motor, mas depois que resolvemos isso, trabalhamos no carro”, comentou. “Depois de juntar tudo isso, você finalmente está mais ou menos lá, mas levamos alguns anos para conseguir”, admitiu.

Por fim, Verstappen disse que o regulamento atual pode oferecer um número maior de possibilidades para as equipes evoluírem, mas destacou que a Red Bull também não está parada e busca a cada dia superar o desempenho dominante que conseguiu ter na temporada 2022.

“Talvez com esse regulamento seja menos complexo, mas você ainda começou atrás e precisa recuperar esse atraso”, prosseguiu. “Mas enquanto eles tentam nos alcançar, nós também estamos tentando melhorar. Então, é isso que temos de continuar fazendo e, com sorte, mostraremos aquilo novamente [em 2023]”, finalizou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.