Verstappen diz que automobilismo virtual é “tão difícil ou até mais” que corridas reais
Praticante assíduo do automobilismo virtual — até mesmo como dono de equipe —, Max Verstappen elogiou o nível das corridas e destacou a dificuldade das disputas atualmente. Para ele, o automobilismo virtual está cada vez mais profissional
Quando não está competindo em carros de Fórmula 1, Max Verstappen dedica boa parte do seu tempo competindo em simuladores de corrida. E, para ele, a dificuldade imposta nas partidas on-line chega a ser mais difícil até do que em uma corrida real.
“Todo mundo sempre pensa que é apenas um jogo e é divertido, fácil, mas diria que a competição é tão difícil, ou até mais difícil, de vencer do que na vida real”, afirmou neerlandês, em entrevista ao The Athletic.
O piloto da Red Bull é um dos proprietários da Team Redline, equipe profissional de automobilismo virtual e quase toda semana compete com pilotos virtuais espalhados pelo mundo no iRacing — simulador virtual mais utilizado por profissionais no planeta.
Nos últimos anos, as corridas virtuais deixaram de ser que apenas um hobby para o tetracampeão mundial e, agora, ele encara como um desafio.

“Nunca consegui passar muito tempo no simulador porque combinar isso com a escola e o kart não era possível. De 2009 até 2015, fiz um pouco, mas apenas por diversão com meus amigos”, explicou Max.
“Fiz isso por um tempo, e então disse para mim mesmo: ‘Ok, isso é realmente muito divertido quando estou na pista com pilotos realmente bons, e eu quero tentar ser bom nisso também. E então, passo a passo, você obtém o equipamento certo, escuta os jogadores sobre o que precisa para ser competitivo. Isso foi definitivamente muito útil”, completou o piloto.
Verstappen explicou que, assim como na garagem da Red Bull, trabalha tudo que uma corrida real exige para ser competitivo. “Me mantenho ocupado fazendo a mesma coisa que na vida real, trabalhando na configuração, estratégia, corrida, pit-stops, todos esses tipos de coisas. Está se tornando mais e mais profissional a cada ano”, concluiu.
A Fórmula 1 se aproxima do retorno das férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: MCL39, defesa do título e Norris renovado: 5 desafios da McLaren na F1 2025

