Verstappen frustra torcida da Ferrari e iguala recorde de Senna com pole em Ímola

Max Verstappen foi soberano em Ímola e não deu chances para ninguém na briga pela pole-position neste sábado (18). Oscar Piastri e Lando Norris vieram na sequência

Max Verstappen mais uma vez deu provas de que quando a disputa é para valer, os adversários precisam ser perfeitos para vencê-lo. Na classificação deste sábado (18), em Ímola, o piloto da Red Bull foi perfeito no Q3 e assegurou mais uma pole da carreira, a oitava consecutiva, igualando recorde histórico de Ayrton Senna.

Se a sexta-feira relegou a Red Bull ao posto de quarta força, o TL3 já mostrou que Verstappen viria forte para a briga pela pole. Agora com um carro muito mais equilibrado nas mãos, acertou o complicado setor 2 e liderou Q1 e Q2 com autoridade, ainda que McLaren e Ferrari tenham andado bem próximas.

Só que quando os pilotos voltaram à pista para os minutos finais, Max foi soberano. Aqueles centésimos que pareciam ainda perdidos foram achados, e o #1 foi o primeiro a entrar na casa de 1min14s, jogando toda a pressão para cima de Lando Norris, Charles Leclerc e companhia.

E seria apenas uma chance para cada um, portanto, nada menos que a perfeição teria de ser atingida na sinuosa pista de Ímola cercada por caixas de brita que costumam ser imperdoáveis. Carlos Sainz foi o primeiro a tentar, mas passou muito alto no primeiro setor, assim como Charles Leclerc. Já os carros da McLaren foram melhores, mas só conseguiram mesmo desbancar a Ferrari.

Leclerc e Sainz ficaram em quarto e quinto, respectivamente, com George Russell na sequência. Yuki Tsunoda colocou-se em sétimo, à frente de Lewis Hamilton. Daniel Ricciardo e Nico Hülkenberg fecharam o top-10.

ATUALIZAÇÃO: após a sessão, os comissários puniram Piastri com a perda de três posições no grid por ter atrapalhado Kevin Magnussen no Q1. Com isso, o australiano caiu de segundo para quinto, logo atrás do duo da Ferrari, com Norris subindo ao segundo posto.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Emília-Romanha de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No domingo, a largada está marcada para as 10h (de Brasília, GMT-3). 

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Max Verstappen fora de jogo em Ímola? Nada disso! (Foto: Red Bull Content Pool)

Confira como foi a classificação da F1 em Ímola:

Após três treinos livres em que a Red Bull foi mera coadjuvante, a sessão classificatória foi o tira-teima para Ferrari e McLaren. Até então, as duas, devidamente atualizadas, ditavam o ritmo na sinuosa pista de Ímola, só que o TL3 mostrou um RB20 muito melhor que o visto na sexta-feira. No último treino livre do dia, Verstappen, ainda que não tenha conseguido dar a volta rápida com os pneus macios, andou forte com os médios e foi bem melhor no setor 2, o calcanhar de Aquiles até então no final de semana.

Para a disputa da pole-position, os pilotos encararam mais uma vez um belo dia ensolarado, com termômetros em 24°C, asfalto em 43°C e umidade relativa do ar em 42% — ou seja, praticamente as mesmas condições da sessão realizada pouco mais cedo no Autódromo Enzo e Dino Ferrari.

Q1: Verstappen volta ao topo e Alonso termina em último

Nas primeiras tentativas de volta rápida, Leclerc colocou a Ferrari na ponta com 1min16s463, porém Norris aproveitou a boa performance no segundo setor e pulou para a liderança, 0s269 mais rápido. Com macios, enfim foi a vez de Verstappen mostrar que os problemas de ontem haviam ficado para traz. E, para surpresa, foi justamente o segundo setor o melhor do neerlandês, desempenho que o fez fechar o giro em 1min16s013, 0s81 melhor que Norris.

Piastri, então, elevou o sarrafo com um ótimo primeiro trecho, o suficiente para bater a marca de Verstappen por 0s073 no fim, mesmo perdendo para o #1 nas seções seguintes. O australiano foi o primeiro a baixar de 1min16s, ficando com 1min15s940.

Enquanto isso, a Ferrari ainda optava pelos médios, com Sainz e Leclerc pulando para terceiro e quinto, respectivamente, a pouco mais de 0s1 da volta mais rápida. Norris fechou mais um giro na sequência e jogou Piastri para segundo por 0s025.

Na outra ponta da tabela, Fernando Alonso — dando mais uma escapada pela brita na Villeneuve —, Hülkenberg, Guanyu Zhou, Alexander Albon e Logan Sargeant eram os que paravam no Q1. O tempo de Kevin Magnussen era a referência para este grupo, com 1min16s854. Situação complicada também para Hamilton, apenas em 12º, enquanto Russell era o sétimo.

Fernando Alonso caiu ainda no Q1 (Foto: Aston Martin)

Dois minutos para o fim, a turma da degola foi para o tudo ou nada. A essa altura, com a melhora de Albon instantes antes, era Ricciardo o último do grupo dos que avançavam ao Q2. Zhou tentou entrar, mas não conseguiu. Já Hülkenberg, sempre muito forte em volta rápida, não apenas passou para a segunda parte como teve a façanha de pôr a Haas na liderança. Resultado muito comemorado nos boxes do time americano, ainda que por pouco tempo, já que Verstappen acertou a mão e recuperou o primeiro lugar.

No fim, ainda deu tempo para Tsunoda ficar em quarto. Já Valtteri Bottas, Sargeant, Zhou, Magnussen e Alonso, em último, deram adeus à disputa mais cedo. O #14 da Aston Martin, no entanto, vai largar à frente do #2 da Williams, que teve volta deletada.

Q2: Pérez, Ocon, Stroll, Albon e Gasly ficam pelo meio do caminho

Coube aos carros da Mercedes abrir a segunda parte da classificação, ainda que a ida solitária à pista tenha causado estranheza em Hamilton, que logo perguntou ao engenheiro “onde está todo mundo?”. Só que não demorou para, pouco a pouco, os demais retornarem, e Verstappen já colocou 1min15s386 como tempo a ser batido.

Piastri foi o primeiro a chegar bem perto, com um segundo setor melhor que o de Max, fechando a 0s021 do neerlandês. Leclerc foi ainda mais rápido no trecho intermediário e desbancou Verstappen por 0s058, levando os tifosi à loucura — e mais ainda quando Tsunoda colocou a RB em segundo, jogando o tricampeão da Red Bull para terceiro.

Parada tradicional nos boxes para troca de pneus, Russell, Albon, Pierre Gasly, Esteban Ocon e Lance Stroll eram os que caíam no Q2. Hamilton aparecia com o tempo de corte em 1min16s197. E o #63 da Mercedes foi o primeiro em busca de bater o próprio companheiro. Só que os dois conseguiram melhorar as respectivas marcas e saltaram para sexto e sétimo. Em seguida, Hülkenberg colocou-se à frente dos pilotos da Mercedes.

As melhoras de Mercedes jogaram Pérez para fora do Q3. O mexicano, agora com o tempo de Ricciardo na marca de corte, precisou acertar o trecho final para avançar após erro na chicane Tamburello, mas não conseguiu. Ocon, Stroll, Albon e Gasly também pararam pelo meio do caminho. E Verstappen novamente fechou na liderança.

Sergio Pérez caiu no Q2 da Emília-Romanha (Foto: Red Bull Content Pool)

Q3: Verstappen sobra e iguala recorde de Senna

A parte final trouxe a hora da verdade para todos, e Verstappen logo colocou 1min14s869 para ser batido pelos adversários, tempo obtido graças a um ótimo primeiro setor. Norris até melhorou no segundo trecho, mas não foi o bastante para superar a marca de Max, ficando em segundo por apenas 0s073.

Na tentativa final, Ferrari passou longe ainda no primeiro setor, só que Leclerc até conseguiu recuperar no segundo trecho, mas já era tarde demais. A McLaren, por sua vez, chegou bem perto, com Piastri e Norris ficando a menos de 0s1 de Verstappen, mas apenas uma volta mais que perfeita tiraria a posição de honra das mãos do #1.

Fórmula 1 2024, GP da Emília-Romanha, Ímola, grid de largada (atualizado):

1M VERSTAPPENRed Bull Honda1:14.746 
2L NORRISMcLaren Mercedes1:14.837+0.091
3C LECLERCFerrari1:14.970+0.224
4C SAINZFerrari1:15:233+0.487
5O PIASTRIMcLaren Mercedes1:15.233+0.074+3P
6G RUSSELLMercedes1:15.234+0.488
7Y TSUNODARB Honda1:15.465+0.719
8L HAMILTONMercedes1:15.504+0.758
9D RICCIARDORB Honda1:15.674+0.928
10N HÜLKENBERGHaas Ferrari1:15.980+1.234
11S PÉREZRed Bull Honda1:15.706+0.960
12E OCONAlpine1:15.906+1.160
13L STROLLAston Martin Mercedes1:15.992+1.246
14A ALBONWilliams Mercedes1:16.200+1.454
15P GASLYAlpine1:16.381+1.635
16V BOTTASSauber Ferrari1:16.626+1.880
17G ZHOUSauber Ferrari1:16.834+2.088
18K MAGNUSSENHaas Ferrari1:16.854+2.108
19F ALONSOAston Martin Mercedes1:16.917+2.171
20L SARGEANTWilliams MercedesSem tempo
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.