Verstappen ironiza Russell e critica manobra na sprint em Baku: “Não entendo”

Max Verstappen discutiu com George Russell no Parque Fechado por briga intensa na largada da corrida sprint no Azerbaijão

Verstappen e Russell se desentenderam ao final da sprint em Baku (Vídeo: Reprodução/F1 TV)

Max Verstappen não estava nada feliz após conquistar o terceiro lugar na corrida sprint do GP do Azerbaijão, neste sábado (29). Logo após a prova, o atual bicampeão mundial criticou uma manobra arriscada de George Russell, da Mercedes, durante briga acirrada na largada. Um pouco antes, os dois chegaram a discutir no Parque Fechado.

O holandês teve uma prova movimentada. Perdeu a terceira posição logo na largada, ultrapassado após briga com Russell que terminou com um toque entre os dois. Uma entrada do safety-car, causada por problemas na esfumaçada AlphaTauri de Yuki Tsunoda, porém, possibilitou que o número #1 recuperasse o terceiro posto logo na relargada, na quinta volta. Mas o carro tinha dano do incidente, um buraco no sidepod, e faltava ritmo para algo mais.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Max Verstappen partiu para cima de George Russell (Foto: Reprodução)

O grande assunto ficou para a disputa com Russell, que quase levou Verstappen ao muro. Pelo rádio, o número #1 não escondeu seu descontentamento. Após a prova, tirou satisfação com o inglês e, mais tarde, reclamou publicamente.

“Não entendo por que arriscar tanto em uma volta e se aproximar tanto da lateral do meu carro. Estávamos todos com pneus frios, estava muito fácil travar na freada”, iniciou. “O lindo jeito dele explicar, ‘ah, cara, você sabe que travei os pneus, olha na [câmera] onboard’, não faz sentido nenhum”.

Verstappen se refere a um momento mais quente flagrado logo após a prova e pouco antes de conceder entrevista, no Parque Fechado, quando discutiu com Russell. “Eu não tinha aderência”, disse o inglês, se desculpando. O holandês respondeu: “Ninguém tinha aderência! Todos nós temos de deixar um pouco de espaço. Espero o mesmo da próxima vez”.

Os seis pontos do terceiro lugar mantêm Verstappen na liderança do campeonato de pilotos, com 75 tentos, 13 acima de Pérez, que termina o sábado com mais oito no bolso. Fernando Alonso, da Aston Martin, é o terceiro na tabela, com 48.

Apesar da alta temperatura, o holandês ressaltou: “É assim mesmo. Vamos focar na corrida de amanhã” fechou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Azerbaijão de Fórmula 1. No domingo, a largada está marcada para as 8h (de Brasília, GMT-3).

🔴F1 2023 AO VIVO: TUDO SOBRE A CORRIDA SPRINT DO GP DO AZERBAIJÃO | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.