Verstappen reclama de RB20 “difícil de guiar” no GP do Azerbaijão: “Parecia um kart”

Apenas quinto colocado nas ruas de Baku, Max Verstappen esbravejou contra o RB20 "muito ruim de novo" e disse que "não tinha nenhuma chance" de conquistar algo melhor no Azerbaijão

Max Verstappen começou da sexta posição e até conseguiu ultrapassar George Russell nas primeiras curvas após a largada, mas ficou estagnado no mesmo lugar e cruzou a linha de chegada na quinta posição no GP do Azerbaijão, realizado neste domingo (15). Após o fim da 17ª etapa da temporada 2024 da Fórmula 1, o tricampeão não poupou nas críticas feitas ao RB20 e comparou o carro da Red Bell a um “kart”.

Na verdade, o resultado poderia ter sido muito pior. Nas voltas finais, o neerlandês estava apenas na sétima posição — sendo superado até mesmo por Lando Norris, que largou em 15º —, mas acabou herdando duas colocações por causa do acidente entre Sergio Pérez e Carlos Sainz no penúltimo giro. Porém, assim como tantos outros pilotos, o #1 está sendo investigado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) por supostamente ter cometido uma infração durante o período de safety-car virtual e, desta forma, ainda pode ser punido.

De qualquer forma, Verstappen afirmou que não havia nenhuma possibilidade de ele ter conseguido fazer mais do que fez. “Sim, [o carro estava] muito ruim de novo. Sem velocidade alguma e degradando muito com os pneus médios”, começou o companheiro de Sergio Pérez ao canal Viaplay.

“Com os pneus duros estava um pouco melhor, mas depois fiquei preso atrás de [Alexander] Albon e Lando. Então, os freios superaqueceram e dei um passo para trás. Depois disso, a velocidade melhorou um pouco em relação aos pilotos da frente, mas meu carro é muito difícil de guiar”, reclamou.

Max Verstappen sofreu nas ruas de Baku neste domingo (Foto: AFP)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Piastri vence GP do Azerbaijão marcado por batida de Sainz e Pérez na penúltima volta

“Durante a classificação, já havia percebido que as coisas que adicionamos ao carro não funcionavam. Não conseguia frear e também não conseguia atacar as curvas. Uma roda saía do chão o tempo todo, então, em todas as curvas de baixa velocidade, estava quicando para todos os lados. Parecia um kart”, acrescentou, deixando claro que era impossível fazer qualquer coisa a mais.

“Não tinha nenhuma chance. Isso também se deve ao fato de que tudo estava contra nós e não fui tão consistente em minhas voltas”, terminou Verstappen.

Com o resultado em Baku, Max chegou a 313 pontos na classificação do Mundial de Pilotos, 59 de vantagem para Norris, segundo colocado. No campeonato de construtores, porém, a McLaren ultrapassou a Red Bull e assumiu a ponta, 476 tentos dos papaias contra 456 dos taurinos.

Fórmula 1 volta de 20 a 22 de setembro em Singapura, 18ª etapa da temporada 2024, nas ruas de Marina Bay.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.