Verstappen sobra e vence corrida sprint na Áustria. Leclerc bate Sainz e é 2º

A segunda corrida sprint das três marcadas para a temporada 2022 aconteceu na manhã deste sábado (9), na Áustria. Max Verstappen venceu e garantiu que o pole do domingo seja o mesmo da estatística oficial

TUDO SOBRE A CORRIDA SPRINT DO GP DA ÁUSTRIA DE FÓRMULA 1 | Briefing

A cidade de Spielberg recebeu, entre o fim da manhã e o começo da tarde deste sábado (9), a segunda corrida sprint da temporada 2022 do Mundial de Fórmula 1. A corrida curta, que decide de fato o grid de largada para a prova oficial, do domingo, reforçou que até há duelo entre Red Bull e Ferrari na pista que pertence à marca dos energéticos. Mas é Max Verstappen quem tem vantagem, e foi ele quem venceu e mantém a pole para a largada do domingo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A verdade é que Verstappen teve apenas de se defender na largada. Quando evitou qualquer ameaça mais séria dos carros vermelhos, teve de passar as 23 voltas controlando. Atrás dele, Carlos Sainz ultrapassou Charles Leclerc, mas o monegasco logo recuperou. Sainz voltou a atacar várias vezes, mas sem sucesso. As duas Ferrari brigaram entre elas e nunca se aproximaram do líder do campeonato. Verstappen não precisou abrir muito, mas administrou os 2s5 que construiu. Em outras circunstâncias, talvez Verstappen não tivesse um resultado tão tranquilo, mas as coisas se desenharam assim.

Mesmo sem grandes batalhas nas primeiras colocações, houve movimento na corrida sprint. Fernando Alonso e Guanyu Zhou tiveram problemas antes da largada e foram forçados a ir aos boxes. Alonso nem largou, enquanto Zhou partiu do pit-lane e ficou bem atrás. Pierre Gasly voltou a se tocar com uma Mercedes, agora a de Hamilton, na largada e levou a pior. Saiu do chão e rodou. Terminou mesmo indo para o fim do grid.

Leclerc e Sainz fecharam o top-3 e vão largar logo atrás. George Russell correu uma prova à parte, nunca ameaçado por quem vinha atrás e sem ritmo para pegar os três da frente Sergio Pérez subiu do 13º para o quinto lugar e pode se dar por satisfeito. Esteban Ocon fica em sexto, seguido por Kevin Magnussen, Lewis Hamilton, Mick Schumacher a Valtteri Bottas no top-10. Destaque para a briga firme entre Hamilton e Schumacher: o heptacampeão penou para passar.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do fim de semana do GP da Áustria. No domingo, a largada está marcada para as 10h (de Brasília, GMT-3).

Max Verstappen levou a melhor na primeira prova na casa da Red Bull (Foto: Red Bull Content Pool)
Paddockast #155: O que caos do GP da Inglaterra pode significar para F1 2022?

Confira como foi a corrida sprint:

Conforme adiantado pela previsão do tempo, o horário da largada da corrida sprint chegou com um céu ensolarado, temperatura de verão, acima dos 20°C e nada que demonstrasse que o fim de semana ainda pode receber algum resquício de chuva. Às 11h30 [de Brasília, GMT-3], tudo no esquema para largar.

Com os procedimentos de largada aparentemente prontos, apareceu uma bandeira amarela sacudida no meio do grid. O que seria aquilo? A imagem da transmissão oficial da F1 logo mostrou: os pneus do carro de Fernando Alonso estavam com os cobertores térmicos. O pelotão saiu para a volta de apresentação, mas a Alpine teve de colocar o bólido no cavalete e levar ao pit-lane. A equipe confirmou que não houve um erro: a equipe detectou um problema no carro e preferiu deixar os pneus aquecidos já que teria de recolher para tentar largar dos boxes.

A segunda tentativa de largada deu errado antes mesmo dos carros pararem no grid. Agora, com Guanyu Zhou. Recuperado do acidente grave de Silverstone, o carro do chinês morreu na entrada da última curva. Então, mais uma vez, nova volta de apresentação. Zhou, como Alonso, teria de largar dos boxes.

A nova ordem do top-10 tinha Max Verstappen, Charles Leclerc, Carlos Sainz, George Russell, Esteban Ocon, Kevin Magnussen, Mick Schumacher, Lewis Hamilton, Pierre Gasly e Alexander Albon.

Verstappen saiu para defender de Leclerc na largada e contornou a curva um na liderança, enquanto Sainz passou o companheiro e assumiu o segundo lugar. Algumas curvas depois, Leclerc atacou de volta na linha de dentro e recuperou o segundo posto.

Carlos Sainz e Charles Leclerc se envolveram em pega interessante (Foto: AFP)

O momento mais tenso da largada veio no meio do pelotão, quando Lewis Hamilton tocou a parte da frente do pneu traseiro esquerdo de Pierre Gasly, algo que tirou o carro da AlphaTauri do chão e fez rodar. Por sorte, nada parecido ao acidente da semana passada aconteceu, apesar da origem semelhante: toque de uma das Mercedes com Gasly. Pierre caiu para o fim do pelotão que largou na pista, na frente apenas de Zhou. Alonso sequer partiu do pit-lane e abandonou antes mesmo de começar.

Quem aproveitou a confusão na meiuca para ganhar posições foi Sergio Pérez, que saiu de 13º para o oitavo lugar – tendo em conta que a posição que originalmente era de Alonso veio de graça. O top-10 era Verstappen, Leclerc, Sainz, Russell, Ocon, Magnussen, Schumacher, Pérez, Valtteri Bottas e Hamilton.

A briga boa mesmo era pelo segundo lugar. Os dois pilotos da Ferrari, que até a Inglaterra não tinham se enfrentado na pista em 2022, repetiam a dose na Áustria. Sainz mergulhou por dentro na curva três e por fora na quatro, mas Leclerc se defendeu como o piloto maduro que se tornou e segurou a posição. Verstappen abria na frente.

Além de Pérez, quem também começou a corrida muito bem foi Sebastian Vettel. O tetracampeão largou em último e, embora tenha recebido um passe livre com os problemas de Gasly, Zhou e Alonso, já aparecia em 14º. A primeira punição também dava as caras: Albon recebeu 5s por empurrar Lando Norris para fora da pista.

Pérez seguia impondo a força da Red Bull no meio de pelotão. Aproveitou o ataque de Schumacher em Magnussen para ultrapassar o alemão e, na volta seguinte, deixou facilmente o dinamarquês para trás e assumiu o sexto posto. Pouco depois, deixaria Ocon para trás – o francês tentou o xis, mas não tinha carro para tanto. Hamilton também fez valer o carro e ultrapassou o ex-companheiro Bottas.

Eia que Vettel apareceu fora da pista. O motivo? Fazia a ultrapassagem em Albon, quando o piloto da Williams ignorou que o Aston Martin já assumia a 13ª colocação e foi para dentro. Os dois carros tocaram, com Vettel indo parar na brita e voltando em 19ª.

Alexander Albon tocou com Lando Norris e Sebastian Vettel na corrida sprint (Foto: Williams)

Embora Pérez tentasse se aproximar de Russell, a o inglês parecia razoavelmente em segurança na quarta colocação. Hamilton atacava Schumacher pelo oitavo posto, mas o alemão da Haas se defendia com bastante disposição. Durante várias voltas, a Haas segurou a Mercedes, sobretudo nas curvas três e quatro. Hamilton já reclamava e dizia que Mick saíra da pista diversas vezes na defesa, enquanto Schumacher pedia para a Haas segurar Magnussen para dar chance que ele abrisse o DRS. Finalmente, na volta 21 de 23, Lewis passou para garantir um ponto.

Na última volta, a Aston Martin pediu para Vettel entregar o carro nos boxes por conta dos danos causados pelo toque com Albon. Um dia promissor para o carro verde terminava em decepção, mais uma, na temporada 2022.

E foi isso. Vitória de Verstappen, que jamais foi ameaçado, com Leclerc e Sainz atrás dele. Russell, Pérez, Ocon, Magnussen e Hamilton pontuaram, enquanto Schumacher e Bottas fecharam o top-10. A última notícia foi que Schumacher e Daniel Ricciardo estavam sob investigação por alguma que aconteceu na largada, mas a decisão dos comissários ficaria para as horas seguintes.

F1 2022, 11ª etapa, GP da Áustria, Corrida Sprint, Resultado Final:

1M VERSTAPPENRed Bull Honda23 voltas 
2C LECLERCFerrari+1.675 
3C SAINZFerrari+5.644 
4G RUSSELLMercedes+13.429 
5S PÉREZRed Bull Honda+18.302 
6E OCONAlpine+31.032 
7K MAGNUSSENHaas Ferrari+34.539 
8L HAMILTONMercedes+35.447 
9M SCHUMACHERHaas Ferrari+37.163 
10L NORRISMcLaren Mercedes+38.580 
11D RICCIARDOMcLaren Mercedes+39.738 
12L STROLLAston Martin Mercedes+48.241 
13G ZHOUAlfa Romeo Ferrari+50.753 
14P GASLYAlphaTauri Honda+52.125 
15A ALBONWilliams Mercedes+52.412 
16Y TSUNODAAlphaTauri Honda+54.556 
17N LATIFIWilliams Mercedes+1:08.694 
18S VETTELAston Martin Mercedes+1 Volta 
19F ALONSOAlpine NL
20V BOTTASAlfa Romeo Ferrari  +37.557P+20
FERRARI TIROU ÚLTIMAS CHANCES DE LECLERC SER CAMPEÃO DA FÓRMULA 1 2022
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.