Verstappen no topo e Pérez em último: chefes da F1 escolhem top-10 da temporada 2023

Os dez chefes de equipe da F1 votaram no top-10 de pilotos da temporada 2023, e o resultado terminou sem surpresas: Max Verstappen, tricampeão mundial, foi o primeiro colocado

Em votação que já se tornou tradicional na Fórmula 1 após o fim da temporada, os dez chefes de equipe da categoria participaram pelo sexto ano seguido da escolha dos dez melhores pilotos do campeonato de 2023. Cada um deles elegeu seu próprio top-10, e o resultado final não poderia ser mais previsível: Max Verstappen foi o grande vencedor, repetindo o primeiro lugar de 2022.

O piloto que mais ganhou posições no ranking foi justamente o segundo colocado, Fernando Alonso, que buscou o ‘vice’ após ser oitavo em 2022. Lando Norris, que subiu do sexto para o terceiro lugar, completou o top-3.

Charles Leclerc aparece em quarto, duas posições abaixo da temporada anterior — em que ficou atrás apenas de Verstappen —, e Lewis Hamilton fecha o grupo dos cinco primeiros depois de perder um posto.

Carlos Sainz é o sexto colocado na lista, uma posição acima em relação à votação anterior, enquanto os dois lugares seguintes foram reservados para dois “estreantes” no ranking: Oscar Piastri, o sétimo, e Alexander Albon, o oitavo.

Na opinião dos chefes da F1, Alonso foi o segundo melhor piloto de 2023 (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

Por fim, os dois pilotos que mais perderam posições fecham o top-10: George Russell é o nono, seis postos abaixo do terceiro lugar de 2022, e Sergio Pérez ficou em décimo após perder cinco colocações.

Todos os dez chefes de equipe da Fórmula 1 participaram da votação: Christian Horner [Red Bull], Toto Wolff [Mercedes], Frédéric Vasseur [Ferrari], Andrea Stella [McLaren], Mike Krack [Aston Martin], Bruno Famin [Alpine], James Vowles [Williams], Franz Tost [AlphaTauri], Alessandro Alunni Bravi [Alfa Romeo] e Guenther Steiner [Haas].

Com a temporada encerrada, a Fórmula 1 retorna apenas no ano que vem, no dia 2 de março, com a estreia do campeonato no GP do Bahrein.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Confira como ficou o top-10 e quantas posições cada piloto ganhou ou perdeu:

1M VERSTAPPEN
2F ALONSO+6
3L NORRIS+3
4C LECLERC-2
5L HAMILTON-1
6C SAINZ+1
7O PIASTRINOVO
8A ALBONNOVO
9G RUSSELL-6
10S PÉREZ-5
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.