Verstappen vence duelo contra McLaren e leva corrida sprint do GP da Áustria de F1

Max Verstappen resistiu ao ataque de Lando Norris e neutralizou Oscar Piastri, vencendo a corrida sprint do GP da Áustria da Fórmula 1 2024

Max Verstappen travou bom duelo contra os carros da McLaren e venceu a corrida sprint do GP da Áustria, realizada neste sábado (29). O neerlandês resistiu ao ataque de Lando Norris após dividida na volta 5, e o britânico ainda foi surpreendido pelo companheiro de equipe, Oscar Piastri, ficando em terceiro.

A sprint da Áustria enfim trouxe o pega que todos esperam desde o salto da McLaren do GP da China em diante. Assim que o DRS foi liberado, Norris partiu para cima de Verstappen, obrigando o tricampeão a fazer linhas defensivas. Na volta 5, a ultrapassagem arrojada veio, porém Max foi ainda mais combativo e deu o troco logo na curva seguinte.

Relacionadas


Teve ainda Piastri muito esperto para tomar a posição de Norris no instante em que o #4 dividia curva com Verstappen, e o movimento foi decisivo para o resultado final. Dali em diante, o #1 da Red Bull voltou a ter o controle da situação e abriu distância segura para cruzar a linha de chegada em primeiro.

George Russell terminou em quarto após outro bom duelo contra Carlos Sainz, enquanto Lewis Hamilton veio atrás, em sexto. Charles Leclerc e Sergio Pérez fecharam o grupo dos que pontuam na sprint.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Áustria de Fórmula 1 e transmite classificações e corridas em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificações, além de antes e depois das corridas. No sábado (29), a classificação oficial será às 11h (de Brasília, GMT-3). Por fim, no domingo (30), os pilotos disputam a corrida no Red Bull Ring a partir das 10h.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Jos Verstappen explode e chama Horner de “infantil”: “De saco cheio”

O pega entre Verstappen, Norris e Piastri (vídeo: reprodução/F1 TV)

Confira como foi a sprint da F1 no Red Bull Ring:

O sábado da F1 em Spielberg começou com 28°C de temperatura ambiente e asfalto já chegando aos 43°C — clima bastante quente, com a umidade relativa do ar em 47%. No grid, apenas uma alteração, já que a Williams aproveitou para mudar a configuração do carro de Alexander Albon em regime de parque fechado, fazendo-o largar do pit-lane.

Na pista, todos calçaram os compostos médios, e as 24 voltas também serviriam para estudar o comportamento dos carros na prática em ritmo de corrida, uma vez que o formato da sprint deixa o final de semana com apenas um treino livre. Na pole-position, por exemplo, Verstappen afirmou pouco antes da largada que ainda não tinha certeza do potencial do RB20 em giros sequenciais.

Carros alinhados após a volta de apresentação, só que a direção de prova abortou a largada em uma atitude esquisita, já que ninguém no grid apresentou problemas. Os pilotos, então, tiveram de dar um novo giro de aquecimento, e a razão oficial veio logo depois: um fotógrafo fora de posicionamento.

Luzes agora apagadas para valer, Verstappen não tomou conhecimento e deu aquela estilingada na liderança, enquanto Piastri colou em Norris e por pouco não deu o bote na briga pelo segundo lugar. Sainz, por sua vez, partia de forma agressiva sobre Russell e subia para quarto. Outro que também teve bom início foi Leclerc, ganhando três posições e já aparecendo em sétimo, logo atrás de Hamilton.

Assim que o DRS foi liberado, Norris começou a tirar a vantagem pequena que Verstappen tinha. No giro 5, Lando pegou o vácuo e colocou-se por dentro na curva 3, efetuando belíssima ultrapassagem. Só que Verstappen não se deu por vencido já na 4 e recuperou a ponta. Norris, então, colocou lado a lado no miolo,mas acabou surpreendido por Piastri, que mergulhou por dentro e tomou o posto do companheiro de equipe.

Na volta 8, enquanto Russell recuperava o posto original para cima de Russell, Piastri mantinha Verstappen a menos de 1s, distância que permitia o uso da asa móvel. Pelo rádio, o neerlandês reclamava de algo no carro que estava comprometendo o rendimento.

O problema, no entanto, durou pouco, com Verstappen já colocando mais de 1s no giro seguinte. Dali em diante, a distância começou a aumentar significativamente, e Max abria mais de 2s na volta 14 de 24 programadas.

Nesse momento, a corrida deu uma assentada, com Verstappen, Piastri, Norris, Russell, Sainz, Hamilton, Leclerc e Pérez fechando o a zona de pontuação. Norris, então, entrou na zona de detecção do DRS e começou a ser ameaça real ao companheiro de equipe em instante que era até mais rápido que Verstappen. O australiano, contudo, resistiu, e Max ainda cruzou a linha de chegada com mais de 4s de vantagem.

GP da Áustria 2024, corrida sprint, resultado

1M VERSTAPPENRed Bull
2O PIASTRIMcLaren4s538
3L NORRISMcLaren5s317
4G RUSSELLMercedes8s536
5C SAINZFerrari9s978
6L HAMILTONMercedes11s143
7C LECLERCFerrari13s094
8S PÉREZRed Bull17s231
9K MAGNUSSENHaas23s543
10L STROLLAston Martin29s222
11E OCONAlpine29s993
12P GASLYAlpine30s287
13Y TSUNODARB34s637
14D RICCIARDORB37s354
15F ALONSOAston Martin40s390
16L SARGEANTWilliams42s649
17A ALBONWilliams43s219
18V BOTTASSauber44s706
19N HÜLKENBERGHaas47s105
20G ZHOUSauber51s171
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.