Verstappen condiciona presença na Fórmula 1 a manutenção de engenheiro

Max Verstappen analisou relação próxima com Gianpiero Lambiase, engenheiro da Red Bull, e disse que o consultor Helmut Marko é um dos "fãs" do trabalho da dupla

VERSTAPPEN CAMPEÃO SOBRE HAMILTON: TUDO SOBRE A F1 2021 | Paddock GP #272

Max Verstappen garantiu seu tão sonhado título mundial da Fórmula 1 no dia 12 de dezembro, ao vencer o GP de Abu Dhabi, e enfim atingiu o objetivo pelo qual batalhou desde que entrou na Fórmula 1. E uma figura essencial no crescimento do piloto, que passou a acompanhar o holandês em sua chegada à Red Bull, foi o engenheiro Gianpiero Lambiase. Tão importante que Max disse que largaria a Fórmula 1 caso o italiano saísse da equipe.

“Eu já disse que só quero trabalhar com ele”, revelou Verstappen ao portal holandês Ziggo Sport. “No momento em que ele parar, eu paro também”, afirmou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Lambiase subiu ao pódio após a vitória de Max Verstappen na França (Foto: Red Bull Content Pool)

Lambiase é engenheiro de pista de Verstappen desde a chegada do prodígio à Red Bull. Antes disso, o italiano trabalhava com o russo Daniil Kvyat, que foi rebaixado de volta à Toro Rosso — hoje AlphaTauri — justamente para a subida do atual campeão mundial.

Gianpiero ainda trabalhou com outros nomes conhecidos na Fórmula 1, como o próprio companheiro de equipe de Verstappen, Sergio Pérez, e ex-pilotos como Paul Di Resta, Giancarlo Fisichella e Vitantonio Liuzi.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Verstappen conversa com Lambiase, Marko e Christian Horner, chefe da Red Bull (Foto: Red Bull Content Pool)

A forte relação de trabalho estabelecida entre Verstappen e Lambiase proporcionou a ambos um lugar entre os campeões mundiais, com o título conquistado pelo holandês na temporada 2021. E o piloto admitiu que o engenheiro não tem receio de dizer quando ele está errado.

“Sim, absolutamente [ele fala]. É incrível a maneira com a qual trabalhamos juntos”, disse. “É claro, nós podemos ser muito rígidos um com o outro em determinado momento, mas eu também quero isso. Ele tem o direito de me dizer se estou sendo um babaca e vice-versa. Eu sempre disse isso a ele. Nos últimos anos, várias vezes eu tentei ser um pouco mais engenheiro, e ele um pouco mais piloto”, brincou o holandês.

Por fim, Verstappen comentou que o diretor esportivo da Red Bull, Helmut Marko, é um dos fãs da forma de trabalhar e de se comunicar da dupla. “Ele [Marko] sempre gosta quando escuta a conversa. Ele acha muito boa a forma como nos comunicamos um com o outro”, encerrou.

A dramática última volta do GP de Abu Dhabi de F1 (Vídeo: TSN)
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar