Verstappen voa e conquista pole-position do GP da China pela 1ª vez na Fórmula 1
Max Verstappen voou na China e competiu contra si próprio em busca da pole-position na classificação deste sábado (20), a primeira do piloto da Red Bull em Xangai
Se faltava a China, agora não falta mais. Max Verstappen conquistou a pole-position na classificação deste sábado (20), em Xangai, ao virar 1min33s660, a primeira do neerlandês no circuito que ficou fora do calendário da categoria nas últimas quatro temporadas, a centésima da história da Red Bull.
Foi uma classificação com histórias interessantes, boas e ruins. A pior de todas certamente foi protagonizada por Lewis Hamilton, sem qualquer ritmo após promover mudanças no carro depois da sprint. Como resultado, o heptacampeão caiu ainda no Q1, algo que não acontecia desde a Arábia Saudita, em 2022, e que Hamilton só havia experimentado em condições normais outras sete vezes na carreira.
Do lado bom, Carlos Sainz mais uma vez se destacou. No Q2, o espanhol perdeu o controle do carro e bateu quando não tinha ainda nenhum tempo e volta registrado, mas conseguiu retornar a tempo de de se colocar dentro dos dez mais rápidos da sessão.
Destaque também para Valtteri Bottas, que levou a Sauber ao Q3, enquanto Guanyu Zhou caiu ainda no Q1 diante da torcida chinesa. E a Alpine, ainda que aos poucos, desgarrou do fundo do pelotão e passou com os dois carros para a segunda parte.
No final das contas, foi uma guerra para ver quem chegaria mais perto de Verstappen, cada vez mais soberano e deixando claro que só será batido em 2024 se circunstâncias fora do comum acontecerem. Nesse grupo, o melhor foi o segundo Red Bull: Sergio Pérez, segundo colocado, com Fernando Alonso em terceiro.
Lando Norris ficou em quarto, à frente de Oscar Piastri. Charles Leclerc bateu o companheiro de equipe, Sainz. George Russell, Nico Hülkenberg e Bottas fecharam o top-10.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da China, em Xangai, e transmite sprint shootout, classificação e corridas em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. No domingo (21), a largada está marcada para as 4h.
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Confira como foi a classificação da F1 em Xangai:
Depois de uma sprint movimentada apesar do passeio de Verstappen — que imprimiu um ritmo de corrida impressionante após assumir a liderança, abrindo mais de 1s por volta —, os pilotos retornaram à pista de Xangai para a disputa deda pole-position, esta agora válida para as estatísticas. Instantes antes, contudo, os comissários da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciaram o veredito da investigação sobre Alonso pelo lance com Sainz na prova curta: punição de 10s, que no fim não mudou nada porque o piloto da Aston Martin abandonou. Os três pontos na carteira, no entanto, deixaram o bicampeão com seis de um limite de 12 permitidos sem que haja suspensão ao piloto.
Q1: Hamilton revive Arábia Saudita 2022 e cai na primeira parte
Com os termômetros em 20°C, asfalto em 29°C e umidade relativa do ar em 68%, a sessão classificatória começou com Russell estabelecendo o primeiro tempo a ser batido, em 1min36s436. Norris, com o melhor último setor da pista de Xangai, ficou a menos de 0s1 do tempo do piloto da Mercedes, porém Leclerc foi ainda melhor e foi o primeiro a entrar na casa de 1min35s.
Alonso, então, cravou 1min35s116, assumindo a liderança momentânea. Stroll pulou para segundo, só que Bottas, com a Sauber, se colocou entre os carros verdes. Verstappen também veio forte e pegou o terceiro setor, mas não foi suficiente para tirar o veterano espanhol do topo por 0s055.
Enquanto Alexander Albon botava a Williams em quarto, Piastri colocava nova marca a ser batida ao virar 1min35s014, 0s102 melhor que Alonso. Sainz — agora com pneus macios após primeira saída de médios —, contudo, tomava o segundo setor do australiano e entrava na casa de 1min34s ao final, pulando para a ponta.
Na parte de baixo, com cinco minutos para o final do Q1, Daniel Ricciardo, Norris, Hamilton, Kevin Magnussen e Pérez — ainda sem tempo após ser atrapalhado por Albon na primeira tentativa — eram os eliminados. Só que o piloto da McLaren acertou o último trecho do circuito e desbancou Sainz, assumindo a liderança. Pérez, por sua vez, fez 1min35s457 e foi para sexto sem dificuldades.
Nesse instante, Guanyu Zhou abria volta rápida com dois minutos para o fim para tentar escapar do fiasco de cair ainda no Q1 da classificação em casa. Bottas, o companheiro de equipe, melhorava ainda mais a própria marca e pegava um surpreendente quinto lugar, e Zhou conseguia 1min35s505, garantindo o que era a oitava posição até então.
Só que o Q1 ainda estava longe do fim. Hamilton, em 20º, buscava desesperadamente se manter entre os 15 mais rápidos e correndo sérios riscos de cair na primeira parte. E foi o que aconteceu: com 1min35s573, não conseguiu passar para a segunda parte, a primeira vez fora de um Q2 desde a Arábia Saudita, em 2022, a oitava vez em toda a carreira na elite do automobilismo mundial. Zhou, Magnussen, Yuki Tsunoda e Logan Sargeant foram os demais eliminados.
Q2: Sainz bate, mas retorna a tempo de se garantir no Q3
Com apenas um carro da Mercedes em disputa, a bandeira verde foi acionada para a segunda parte da sessão classificatória. E logo os carros da McLaren pularam para a ponta, demonstrando mais uma vez forte ritmo em volta rápida. Verstappen, então tratou de colocar ordem na casa e virou 1min33s946, colocando 0s5 sobre Norris.
A sessão, então, foi paralisada após Sainz perder a traseira na saída da última curva, quando trazia o carro para a reta principal, e bater. O piloto da Ferrari ainda não tinha tempo registrado, assim como Russell, que teve de recolher no momento da bandeira vermelha.
A interrupção durou alguns minutos. Com exatos 6min44s na regressiva, Russell logo partiu para a pista para ao menos buscar um giro que o mantivesse vivo na briga por um lugar no Q3, para salvar a Mercedes de mais um sábado desastroso sob o novo regulamento. O tempo de referência era o de Ricciardo, décimo colocado até então, mas Russell conseguiu virar 1min34s609 e arrancou para o terceiro posto.
Verstappen que melhorou ainda mais o giro e aumentou a diferença para 0s6 sobre Norris. E Sainz, heroico, conseguiu retornar à pista para o tudo ou nada. Na primeira parcial, passou apenas 0s031 da marca de Verstappen. No segundo setor, perdeu mais alguns décimos, mas fechou a volta a 0s5 de Verstappen, colocando-se em segundo. Pérez ainda teve tempo de assegurar a dobradinha da Red Bull no Q2, mas foi um desempenho notável do espanhol da Ferrari. Na parte de baixo, Lance Stroll, Ricciardo, Esteban Ocon, Albon e Pierre Gasly ficavam de fora
Q3: Verstappen compete contra si próprio e anota 37ª pole da carreira
Entre os candidatos à pole-position na China, três equipes completas: Red Bull, Ferrari e McLaren. Russell era o homem da Mercedes em busca de um milagre, com Alonso (Aston Martin), Hülkenberg (Haas) e Bottas (Sauber) em busca do famoso ‘o que vier é lucro’. Verstappen logo tratou de jogar pressão para cima dos rivais com 1min33s977. Alonso também veio forte com o melhor primeiro setor, mas perdeu tempo no trecho intermediário e ficou em segundo, logo à frente de Pérez.
A Ferrari também decepcionou na primeira tentativa, ficando apenas em sexto e sétimo com Sainz e Leclerc, respectivamente, e atrás dos dois carros da McLaren. Na verdade, ninguém foi páreo mais uma vez para a Red Bull. Quem mais conseguiu se aproximar do duo taurino foi Alonso, sempre aguerrido com a Aston Martin. Verstappen disputou contra o próprio tempo para chegar à 37ª pole da carreira na F1, a primeira em solo chinês.
F1 2025, GP da China, Xangai, Grid de largada:
1 | M VERSTAPPEN | Red Bull RBPT Honda | 1:33.660 | 18 | ||
2 | S PÉREZ | Red Bull RBPT Honda | 1:33.982 | +0.322 | 19 | |
3 | F ALONSO | Aston Martin Mercedes | 1:34.148 | +0.488 | 15 | |
4 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:34.165 | +0.505 | 15 | |
5 | O PIASTRI | McLaren Mercedes | 1:34.273 | +0.613 | 16 | |
6 | C LECLERC | Ferrari | 1:34.289 | +0.629 | 20 | |
7 | C SAINZ JR | Ferrari | 1:34.297 | +0.637 | 17 | |
8 | G RUSSELL | Mercedes | 1:34.433 | +0.773 | 20 | |
9 | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari | 1:34.604 | +0.944 | 21 | |
10 | V BOTTAS | Sauber Ferrari | 1:34.665 | +1.005 | 15 | |
11 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:34.838 | +1.178 | 12 | |
12 | D RICCIARDO | RB Honda | 1:34.934 | +1.274 | 12 | |
13 | E OCON | Alpine | 1:35.223 | +1.563 | 15 | |
14 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:35.241 | +1.581 | 14 | |
15 | P GASLY | Alpine | 1:35.463 | +1.803 | 15 | |
16 | G ZHOU | Sauber Ferrari | 1:35.505 | +1.845 | 8 | |
17 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:35.516 | +1.856 | 6 | |
18 | L HAMILTON | Mercedes | 1:35.573 | +1.913 | 6 | |
19 | Y TSUNODA | RB Honda | 1:35.746 | +2.086 | 9 | |
20 | L SARGEANT | Williams Mercedes | 1:36.358 | +2.698 | 7 |