McLaren acata decisão da FIA, mas cobra fiscalização “nas asas das outras equipes”
A McLaren respeitou a decisão da FIA sobre as modificações que serão feitas na asa traseira a partir do GP de Singapura, mas também cobrou uma postura semelhante da Federação com as rivais
A McLaren se pronunciou após a FIA obrigar a modificação da asa traseira utilizada pelo time no GP do Azerbaijão. O órgão promoveu uma investigação após reclamações de outros times e tomou a decisão de uma alteração para evitar a flexão da parte superior, o que abre um vão e ajuda a reduzir a pressão aerodinâmica nas retas — concedendo mais velocidade.
Em nota, a equipe afirmou que se ofereceu para realizar ajustes na peça após conversar com a FIA, mas também cobrou o órgão de que converse com outras equipes sobre a legalidade e conformidade de suas respectivas asas traseiras.
Relacionadas
“Embora nossa asa traseira de Baku esteja em conformidade com o regulamento e passe em todos os testes de deflexão da FIA, a McLaren se ofereceu proativamente para fazer alguns pequenos ajustes na asa após nossa conversa com a FIA. Também esperamos que a FIA tenha conversas semelhantes com outras equipes em relação à conformidade de suas asas traseiras”, declarou o time.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA MAIS: FIA proíbe polêmica asa traseira com ‘mini-DRS’ usada pela McLaren no GP do Azerbaijão
Em entrevista à revista inglesa no circuito de Marina Bay, onde a F1 disputa o GP de Singapura neste fim de semana, um chefe de equipe, de maneira anônima, falou sobre o uso de truques por parte dos times e demonstrou confiança na FIA para evitar que qualquer escuderia consiga vantagem de maneira irregular.
“A elasticidade aerodinâmica tem sido uma questão há muitos anos. Mesmo que uma asa passe no teste da FIA, os regulamentos permanecem muito claros — o componente não pode ser projetado para flexionar. Nós confiamos na FIA para nos dizer quais são os limites. Claro, tudo vai flexionar até certo ponto, mas o que é aceitável e o que não é?”, questionou.
No Azerbaijão, a McLaren assumiu a liderança do Mundial de Construtores pela primeira vez em 10 anos. Oscar Piastri venceu a corrida enquanto Lando Norris ficou no quarto lugar. Atualmente, são 476 pontos contra 456 da rival Red Bull.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Singapura de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida.
Nesta sexta-feira (20), o TL2 está marcado para as 10h (de Brasília, GMT-3). No sábado, o TL3 abre o dia às 6h30, ao passo que a classificação será às 10h. Por fim, no domingo, os pilotos disputam a corrida em Marina Bay a partir das 9h.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.