McLaren apresenta MCL60 para F1 2023 e mantém esquema de cores com menos laranja
A McLaren apresentou ao mundo o novo MCL60, carro com o qual vai tentar retomar, ao menos, o controle do pelotão intermediário da F1 2023
Quinta colocada na temporada 2022 da Fórmula 1, a McLaren foi a sexta equipe a mostrar seu carro para 2023. O MCL60 foi apresentado nesta segunda-feira (13) em um evento na Inglaterra.
O carro foi batizado pelo aniversário de 60 anos da equipe. Além dos pilotos Lando Norris e Oscar Piastri, também estiveram presentes o CEO Zak Brown e o novo chefe de equipe Andrea Stella. O carro manteve o esquema de cores do ano passado, agora com preto mais dominante, mas ainda com laranja e azul claro se destacando.
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Para 2023, a McLaren passa por uma mudança importante em sua escalação. Enquanto Lando Norris, grande joia do time, foi mantido e teve o vínculo aumentado, Daniel Ricciardo foi descartado: um ano antes do fim do contrato com a equipe de Woking, o veterano australiano foi trocado por uma promessa de seu país.
“A preparação foi boa, mas não vejo a hora de voltar para a pista, de guiar o MCL60 pela primeira vez. O carro parece ótimo, todos os envolvidos no projeto participaram ativamente. É meu quinto ano de F1 e espero manter a boa forma depois do primeiro ano do regulamento novo. Foi desafiador me adaptar a ele, mas agora acho que estou em boa posição para evoluir como piloto. É um privilégio fazer parte do aniversário de 60 anos desta equipe, seguirei trabalhando duro com Oscar para pontuarmos bastante”, disse Lando.
Oscar Piastri, aos 21 anos, finalmente chegou lá. Depois de três anos consecutivos incríveis vencendo F-Renault, F3 e F2, o garoto ficou de fora do grid da F1 em 2022, mas agora recebe a chance em uma equipe que tende a brigar forte na ‘F1 B’.
“Estou animado para começar a trabalhar com a McLaren e fazer minha estreia na F1. Trabalhei duro, estou preparado para a temporada que já vai começar. Passei muito tempo produtivo no simulador e na fábrica, todos me receberam muito bem, estou focado já no Bahrein. O MCL60 é bem impressionante, vai ser um ano memorável, principalmente pelos 60 anos do time. Ansioso para trabalhar bem com Lando para pontuarmos muito”, comentou Piastri.
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A McLaren vinha em ótima fase de recuperação na categoria, mas teve a evolução sensivelmente brecada em 2022. Por mais que tenha sido a única fora das três grandes equipes a ir ao pódio, perdeu a disputa pelo G4 com a Alpine, deixando o grupo pela primeira vez desde 2018, quando ainda estava no primeiro ano com os motores Renault.
Em 2019 e 2021, a quarta colocação foi o possível, enquanto que, em 2020, em ano de baixa total da Ferrari, o time de Woking beliscou a terceira posição final, com Norris e Carlos Sainz vivendo grande fase juntos.
A quinta colocação em 2022 deixou um gosto amargo na boca do time do CEO Zak Brown. Aliás, Andreas Seidl, então chefe da equipe e de papel tão central na recuperação da McLaren nos últimos anos, trocou Woking pela transição Alfa-Romeo-Audi, assumindo a liderança por lá. Andrea Stella, famoso engenheiro, assume o cargo do alemão para 2023.
“É uma honra liderar a McLaren no aniversário de 60 anos dela. Temos um grupo comprometido e talentoso, estou ansioso para ver o MCL60 na pista depois de tanto esforço do time todo. Trabalhamos duro com Oscar para ele começar bem a carreira na F1, já ganhou nosso respeito pelas atitudes dele. O Lando também está mostrando como é um bom líder. Temos uma dupla forte e talentosa para 2023. Também temos orgulho do trabalho que fizemos com a Mercedes, nossa fornecedora de motor. Sabemos que temos trabalho pela frente, mas faremos deste um ano especial”, explicou Stella.
A McLaren é sinônimo de história e glórias na F1, na segunda colocação no ranking histórico de títulos do Mundial de Pilotos e em terceiro no de Construtores. O time ainda tem 183 vitórias, disparado em segundo, mesma posição que ocupa com folga na lista de poles, com 156.
Empurrada pelos motores Mercedes, a McLaren sabe que, hoje, não tem como ser prioridade de sua fornecedora, afinal, os alemães têm time próprio. Assim, e observando a movimentação recente do mercado, a gigante já retomou conversas com a Honda para 2026, no que poderia ser a retomada mais improvável de parceria na F1 atual, depois de um divórcio tão traumático.
A sétima apresentação prevista para a Fórmula 1 2023 é a da Aston Martin, também marcada para esta segunda-feira (13), às 16h (em Brasília).
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