McLaren diz que é difícil “arriscar com pilotos mais novos” e procura experiência para próxima temporada

Sem definição de pilotos para 2019 e aguardando a decisão de Fernando Alonso, a McLaren analisa as opções disponíveis. Mas já adianta: dois pilotos jovens na equipe não seria ideal por conta da falta de competitividade do carro

A McLaren está buscando experiência para formar a sua dupla de pilotos para o ano que vem. Segundo Zak Brown, chefe da equipe, é usar pilotos jovens seria uma boa com um carro competitivo a oferecer. Ainda esperando dificuldades em 2019, dirigente acredita que a melhor estratégia é trazer gente mais experiente.
 
Sem saber qual será a dupla, a McLaren espera uma decisão de Fernando Alonso a respeito da presença na F1, ao mesmo tempo em que considera substituir Stoffel Vandoorne, amplamente superado por Alonso em 2018. Lando Norris, hoje na F2, é uma possibilidade. Também sob a mira dos ingleses estão outros pilotos que poderiam formar a dupla de experiência desejada, como Kimi Räikkönen ou mesmo Carlos Sainz Jr., dispensado pela Renault por conta da contratação de Daniel Ricciardo e ainda sem uma resposta da Red Bull sobre o seu futuro.
 
Na Hungria, Brown declarou que o time estava analisando todas as opções existentes antes de fechar qualquer coisa para a próxima temporada.

"É difícil mirar uma determinada direção porque muitas peças se movem. Às vezes está no seu controle, às vezes não está. Sabemos nossa situação com Stoffel. Estamos vendo que outras oportunidades podem ou não estar disponíveis e, finalmente, ver o que o Fernando quer fazer. É também sobre o pacote de experiência e juventude, especialmente na situação em que estamos. Porque estamos nos reconstruindo, ter dois jovens pilotos em nosso carro não nos colocaria em uma ótima situação. Se tivéssemos um carro de corrida melhor, poderíamos correr riscos com dois pilotos mais jovens, porque você tem bons carros de corrida para entregar", afirmou.

Fernando Alonso é peça chave para a decisão da McLaren para o ano que vem (Foto: McLaren)
Com Alonso tendo pleno controle do seu futuro, Vandoorne ainda luta para ficar mais um ano na F1. Brown explicou que a McLaren deu “uma tonelada de suporte” para o belga, principalmente depois da mudança de chassi para o GP da Hungria.
 
"A realidade é que temos dois lugares em aberto, e é nosso trabalho conseguir a melhor situação de piloto possível e isso requer conversar para cima e para baixo no pitlane. Todo piloto sabe que precisa atuar no mais alto nível, porque as equipes estão sempre procurando a melhor solução naquele momento. Estamos muito atrás do Stoffel. É uma das principais razões pelas quais o Gil se juntou a nós, para ajudar na situação do piloto. Sinto-me muito confortável ao dar todo o apoio que podemos enquanto estamos na silly season da F1 e, claro, dar uma olhada nas diferentes oportunidades", encerrou.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.