McLaren pede equilíbrio no calendário da Fórmula 1 e 20 corridas: “Ideal”

Andreas Seidl falou sobre a entrada do Catar no calendário da Fórmula 1 e reiterou que o ideal é ter, no máximo, 20 corridas no ano, e pediu maior equilíbrio da FIA

F1 NO CATAR E MOTOGP NOS EUA. E O 2021 TRÁGICO DO MOTOCICLISMO | WGP

O anúncio da inclusão do Catar no calendário da Fórmula 1 em 2021 como prova substituta do GP da Austrália, em novembro, e entrada permanente na programação da categoria em 2023 com um contrato de 10 anos levantou questões sobre o excesso de corridas em um ano.

Para 2022, por exemplo, a Fórmula 1 terá a estreia em Miami e espera retornar para praças como Canadá e Japão. Na opinião de Andreas Seidl, chefe da equipe da McLaren, o calendário ideal é com, no máximo, 20 corridas. Com exceção de 2020, por conta da pandemia, isso não acontece desde 2017.

“Do nosso ponto de vista, pensamos que o calendário ideal é com 20 corridas. Talvez 15 etapas como eventos fixos e a possibilidade de rodar cinco praças ano por ano e explorar novos mercados ou novas pistas. E claro, é importante agendar estes 20 eventos de uma forma sustentável para nós e também ao meio ambiente”, declarou em entrevista reproduzida pelo site Motorsport Week.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Daniel Ricciardo em ação durante a classificação para o GP da Rússia (Foto: McLaren)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

O mandatário da equipe, atualmente a terceira colocada no Mundial de Construtores, também cobrou responsabilidade da FIA e do Liberty Media para encontrar o equilíbrio no calendário, que deve ser apresentado às equipes na próxima reunião do Conselho Mundial da FIA, prevista para outubro.

“No fim, é trabalho e responsabilidade do Stefano [Domenicali], e temos que confiar que ele vai encontrar o equilíbrio entre os interesses comerciais que temos como time e também para tomar conta de seu, nosso staff e da mídia. O mais importante é ter um bom diálogo com a F1 e a FIA”, completou.

A Fórmula 1 retorna no dia 10 de outubro com o GP da Turquia, no Istambul Park. Será a 16ª das 22 etapas da temporada 2021.

F1 CHEGA AO CATAR USANDO MOTOGP. PARCERIA ENTRE AS DUAS ESTÁ PRÓXIMA?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.