McLaren exclui culpa de Norris depois de revisar “cada largada” e vê “parte da equipe”
Chefe da McLaren, Andrea Stella explicou que houve momentos em que faltou um preparo melhor da equipe, como em Zandvoort, quando tanto Lando Norris quanto Oscar Piastri largaram com pneus mais frios
A McLaren descartou que as largadas ruins de Lando Norris na temporada 2024 da Fórmula 1 sejam um problema exclusivamente dele. A constatação veio após análise minuciosa de todas as vezes em que o britânico alinhou na pole-position no ano e ainda atribuiu alguns infortúnios à própria equipe papaia.
Norris anotou cinco poles em 2024, mas a única vez que completou a primeira volta na liderança foi na última etapa, o GP de Singapura. Na Itália, até sustentou o primeiro posto na curva 1 contra Oscar Piastri, mas foi ultrapassado pelo colega algumas curvas depois.
Na Bélgica, embora não tenha conquistado a posição de honra no grid, Norris alinhou na primeira fila, mas perdeu posições no início ao colocar as rodas na brita na primeira curva. Na ocasião, o chefe, Andrea Stella, admitiu preocupação e afirmou que o time iria “averiguar motivo” dos inícios oscilantes.
Depois da corrida em Singapura, vencida por Lando de ponta a ponta, Stella confirmou à imprensa que a McLaren investigou as largadas de Norris conforme prometido, porém não detectou nenhum problema óbvio. “Não discordo que, à primeira vista, a largada e a chegada à primeira curva sejam uma oportunidade para Lando.”
“No entanto, depois de fazer algumas análises como equipe, incluindo ele, revisamos cada largada e cada primeira volta ao longo da temporada. E, sendo justo, não achamos que, mesmo nos casos em que Lando largou na pole-position e perdeu a primeira posição no fim da primeira volta, ele tenha perdido muito em termos de desempenho”, continuou Stella.
“Revisamos Barcelona e achamos que [George] Russell teria sido o primeiro mesmo se Lando tivesse tentado algo diferente. Houve algumas chances em termos de execução de largada, mas reconhecemos que também foram piores por parte da equipe”, frisou o chefe da McLaren, citando como exemplo o GP dos Países Baixos.
“Acho que foi em Zandvoort, onde os dois carros estavam com pneus frios devido a uma falha de perspectiva da equipe e eles não tiveram uma boa largada, então acredito que embora parecesse que Lando teve ali uma oportunidade importante, os fatos não eram claros”, seguiu.
Houve, no entanto, um cuidado melhor para Singapura, com o time de Woking se concentrando na execução da largada e preparo dos pneus — trabalho este realizado junto com Norris. “Estamos mais focados até no tempo que dedicamos à preparação de largada durante um fim de semana.”
“Ganha-se confiança e familiaridade saindo da pole-position e entendendo, em termos de defesa do território, o que precisa fazer, até mesmo para dissuadir as pessoas, então acho que isso faz parte da jornada, e é bom que agora estejamos enfrentando esse tipo de oportunidade”, finalizou Stella.
A Fórmula 1 agora faz longa pausa e retorna de 18 a 20 de outubro em Austin, Estados Unidos, início da perna americana da temporada 2024.
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