McLaren faz melhor início de temporada na F1 desde que Norris e Piastri nasceram
As três vitórias nas quatro primeiras corridas igualaram a McLaren à temporada de 1998, um ano antes do nascimento de Lando Norris
Com três vitórias nas quatro primeiras etapas da F1 2025, a McLaren registrou um feito ao mesmo tempo histórico e curioso este ano. É o melhor início da equipe desde a temporada 1998, que marcava o último título de Construtores da escuderia até a conquista de 2024. De quebra, também é o melhor início desde que os titulares Lando Norris e Oscar Piastri nasceram, já que o inglês só veio ao mundo em 1999 e o australiano, em 2001.
Naquela temporada de 1998, a McLaren tinha Mika Häkkinen e David Coulthard como titulares, e a dupla atual não pôde ver as três vitórias nas quatro primeiras corridas porque ainda não tinha nascido. O finlandês venceu as duas provas iniciais do calendário, na Austrália e no Brasil. Após triunfo de Michael Schumacher, da Ferrari, na Argentina, Coulthard levou a melhor em San Marino.
Em 2025, a McLaren repetiu o roteiro. Venceu nas duas primeiras corridas, com Norris (Austrália) e Piastri (China), mas acabou derrotada na terceira, por Max Verstappen (Japão). Na quarta, porém, viu o australiano voltar ao lugar mais alto do pódio no Bahrein.
Agora, o objetivo é repetir a sequência da campanha de 1998, que continuou com vitórias consecutivas em Espanha e Mônaco, ambas com Häkkinen. O ritmo seria quebrado novamente por Schumacher, vencedor do GP do Canadá e das duas etapas subsequentes: França e Inglaterra. A McLaren voltaria às vitórias na Áustria, de novo com Mika, que também venceria na Alemanha.

Por fim, a temporada ainda teria duas corridas vencidas por piloto de fora da McLaren na sequência, com triunfos de Schumacher (Hungria e Itália) e Damon Hill (Bélgica). Häkkinen, então, coroaria o título mundial com dois primeiros lugares nas últimas etapas, Luxemburgo e Japão.
O Mundial de Construtores daquele ano teve a McLaren em primeiro, com 156 pontos, seguida pela Ferrari — que somou 133. A Williams, terceira colocada, conquistou apenas 38. No Mundial de Pilotos, Häkkinen fechou o ano com 100 pontos, 14 à frente de Schumacher. Coulthard, no outro carro da McLaren, venceu apenas uma vez e foi o terceiro, com 56 tentos.
Neste momento, a liderança do campeonato é de Norris, com 77 pontos. Piastri aparece logo na sequência, com 74, mas é acompanhado de perto por Verstappen — que tem 69. George Russell, com 63, e Charles Leclerc, com 32, fecham o top-5.
A Fórmula 1 volta de 18 a 20 de abril em Jedá, palco do GP da Arábia Saudita, quinta etapa da temporada 2025.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

