McLaren mexe na aerodinâmica e instala ‘chifres’ em carro de Norris no primeiro treino do GP da China

A McLaren trouxe uma mudança bastante visual no MCL34 de Lando Norris nesta sexta-feira de treinos da Fórmula 1 em Xangai. O jovem de 19 anos acelerou o carro dotado de dois apêndices aerodinâmicos bem semelhantes a chifres, instaladas próximas ao santantônio do carro laranja

A primeira aparição da McLaren na pista de Xangai no treino livre que abriu a programação do GP da China desta sexta-feira (12) revelou uma novidade aerodinâmica que não era vista havia mais de uma década na Fórmula 1.
 
No carro laranja de Lando Norris foram colocados dois elementos simétricos, de cor preta, que resgatam os 'chifres' usados pela BMW Sauber nas temporadas de 2007 e 2008. As peças, no entanto, não são tão grandes e chamativas quanto as da equipe que hoje se transformou na Alfa Romeo.
Lando Norris com o novo apêndice aerodinâmico no carro da McLaren nesta sexta-feira (Foto: McLaren)

O regulamento acabou proibindo as asas próximas ao santantônio a partir de 2009. Como se tratam de treinos livres, a categoria permite que avaliações sejam feitas com elementos dos mais variados tipos, como a parafina e as grades que são colocadas em várias partes do carro para avaliar o fluxo de ar — a Red Bull de Pierre Gasly, por exemplo, prendeu uma peça apenas no lado esquerdo traseiro.

 
As imagens veiculadas tanto pela McLaren como também pela transmissão oficial da F1 não mostraram o carro de Carlos Sainz, de modo que não se sabe ainda se o espanhol também chegou a testar a nova atualização aerodinâmica nesta manhã.
 
Ao fim do primeiro treino livre do GP 1000 da Fórmula 1 na China, Norris foi o 13º colocado e registrou 1min35s631 na sua melhor volta. Sainz, 0s125 atrás do companheiro de equipe, terminou a sessão em 16º. 
 

O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da China AO VIVO e EM TEMPO REAL. O primeiro treino livre está marcado para as 23h (de Brasília) da quinta-feira. Os horários completos estão abaixo.
 

Confira a programação do fim de semana do GP da China de F1
Horários de Brasília, GMT -3

SESSÃO DIA DATA HORA
TL1 Quinta 11/4 23h
TL2 Sexta 12/4 3h
TL3 Sábado 13/4 0h
TC Sábado 13/4 3h
GP Domingo 14/4 3h10

Fórmula 1 2019 AO VIVO ?? 
Acompanhe todos os treinos livres, classificação e o GP da China aqui

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.