McLaren nega preocupação com futuro financeiro da equipe após saída da Vodafone no fim do ano

Martin Whitmarsh se disse confortável com o atual cenário econômico do time de Woking e confiante quanto ao futuro. O dirigente disse que a sucessora da Vodafone como principal patrocinadora da McLaren será conhecida no fim da temporada

Diante de um momento econômico incerto envolvendo alta dos custos na F1 e a saída iminente de seu principal patrocinador no fim do ano, a McLaren, por meio do seu chefe de equipe Martin Whitmarsh, veio a público para garantir que não há preocupação com o futuro financeiro do time. No fim desta temporada, a principal patrocinadora da McLaren, a Vodafone, encerrará o acordo de sete anos e deixará o time após ter investido cerca de € 300 milhões no período. O dirigente britânico garantiu que a sucessora da gigante das telecomunicações será anunciada ainda neste ano.

Whitmarsh se mostrou tranquilo quanto às finanças da McLaren, mas um pouco mais preocupado com a performance do time e do novo MP4-28 neste princípio de temporada. Em 2013, a McLaren começou de maneira bem diferente o Mundial e não passou de um nono lugar no GP da Austrália, conquistado por Jenson Button. Além disso, o time vive certa crise técnica desde a saída de Lewis Hamilton para a Mercedes, gesto que foi seguido por Paddy Lowe, ex-diretor-técnico da McLaren, que trabalhará em Brackley a partir de 2014.

Whitmarsh está bem tranquilo com o futuro da McLaren na F1 (Foto: McLaren)

Em entrevista ao site da revista britânica ‘Autosport’, Whitmarsh se disse “confortável” com o atual cenário econômico do time. “Estou sentindo o desafio da F1. Em termos financeiros, a empresa está muito estável. Acho que nós temos alguns acordos razoáveis de longo prazo em curso, então estou confortável quanto a isso.”

“No momento, tenho mais preocupações quanto à competitividade do nosso carro do que em relação às questões de longo prazo agora”, complementou o comandante de Woking, garantindo, no entanto, que está atento às negociações em torno do futuro da McLaren.

“Isso é um desafio e não podemos ser displicentes com isso. Você tem de ir atrás aqui e agora, e nos negócios você tem de estabelecer algo a longo prazo. Estamos bem confortáveis com a situação em que estamos agora como empresa”, garantiu.

Whitmarsh citou também o passado vencedor da McLaren e entende que esse fator contará muito na escolha de um novo patrocinador. “Desde 1966, a McLaren ganhou 182 GPs. Ganhamos mais de um quarto de todas as corridas desde que entramos na F1. Temos altos e baixos, o que faz parte da natureza do esporte, mas temos um desempenho razoavelmente consistente. Tivemos apenas quatro title-sponsors [patrocinadores que dão nome à equipe] em 50 anos, e estamos confiantes quanto ao futuro.”

Especula-se que a Telmex, empresa de Carlos Slim e patrocinadora de Sergio Pérez desde o começo da carreira, seja um dos possíveis futuros patrocinadores da McLaren, assim como a Honda, que, além de patrocinar a equipe, ainda passaria a fornecer motores a partir de 2015. Independente dos nomes especulados, Whitmarsh deixa claro que está tranquilo e que, até o fim do ano, terá o nome da sucessora da Vodafone. “Estamos bem confiantes. No fim do ano, vamos fazer um anúncio do que estamos fazendo”, encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.