McLaren dá passo importante e tenta neutralizar Ferrari e Red Bull em Interlagos
A McLaren desembarcou forte no Brasil, para a perna final da fase das Américas da Fórmula 1 2024. De posse de uma revisada asa traseira, a equipe papaia voou pelo circuito de Interlagos, esbanjando equilíbrio e velocidade. Portanto, não é à toa que a dobradinha na classificação da sprint foi conquistada com tanta facilidade. Os laranjas são favoritos, mas tudo precisa sair perfeito neste sábado
A McLaren dobrou a aposta contra as rivais e parece não esmorecer na briga pelo título da Fórmula 1 2024. Para isso, trouxe atualizações inventivas ao desembarcar no Brasil e é a favorita do fim de semana. O primeiro sinal veio nesta sexta-feira (1) ao dominar as ações e fechar a primeira fila do grid da corrida sprint. Embora Lando Norris tenha demonstrado força ao longo da sessão decisiva do dia, foi Oscar Piastri quem brilhou no momento que valeu, de fato, e sai na pole neste sábado de GP de São Paulo. O vice-líder do Mundial ficou atrás por pífios 0s029. Foi um passo importante, não só na tentativa de neutralizar o avanço da Ferrari, mas principalmente de Max Verstappen e da Red Bull. Só tem um detalhe: tudo precisa funcionar perfeitamente quando as luzes se apagarem às 11h de Brasília na capital paulistana, chova ou faça sol.
Isso porque a McLaren vem de duas derrotas doídas para a Ferrari, em Austin e na Cidade do México. A escuderia italiana roubou a cena com um desempenho consistente e levou as essas últimas etapas, pulando para o segundo lugar no Mundial de Construtores. E apesar de não ter apresentado o mesmo patamar de desempenho neste primeiro dia em Interlagos em volta única, os carros vermelhos têm potencial para mais — em ritmo puro de corrida, os italianos estão muito parelhos com os britânicos de Woking.
Portanto, é um elemento de preocupação para a equipe inglesa. Charles Leclerc é o terceiro no grid, com um tempo que foi 0s2 acima dos papaias. Carlos Sainz, vencedor há cinco dias, larga em quinto. A força da SF-24 está nas curvas mais lentas e de média velocidade. O carro de Maranello tem como ponto forte a tração e deve crescer em ritmo de corrida.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Bortoleto se desvincula da McLaren e encaminha acordo com Audi na Fórmula 1
O outro cenário que a McLaren precisa afastar é de uma aproximação de Verstappen. É bem verdade que a Red Bull vive mais um momento turbulento — dentro e fora das pistas. O RB20 ainda enfrenta problemas com piso mais ondulado e possui um ritmo de corrida que gera dúvidas no tricampeão. Tanto que, ao fim da polêmica etapa mexicana, a maior questão era mesmo o déficit de performance em relação aos adversários. E é real. Max usou o primeiro treino livre em Interlagos para coletar dados e analisar o desempenho em longos stints. O resultado não foi nada animador.
Estima-se que a diferença entre o carro taurino e o laranja esteja na casa de 0s5, com pneus médios — é bom ponderar que a simulação de Lando foi significativamente menor que a de Verstappen. Ainda assim, o neerlandês terá de correr atrás do prejuízo neste fim de semana.
Até por isso a chuva é sua maior aliada. Não que seja exatamente um problema para a McLaren, mas a pista molhada está sempre sujeita a contar histórias malucas. Tudo que os ingleses não desejam neste momento do campeonato. Por enquanto, a previsão não fala em intempérie para a sprint deste sábado, mas há uma chance considerável — até mesmo de tempestade — para as horas que antecedem a classificação do GP de São Paulo, marcada para 15h (de Brasília).
Mas a inglesa tem suas armas. A engenharia em Woking trouxe para Interlagos uma nova asa traseira. Mais uma peça de uma linhagem bem-sucedida de Andrea Stella. A ideia aqui é entregar maior velocidade de reta — e isso ficou comprovado nesta sexta. O carro laranja voou nos dois trechos rápidos do circuito brasileiro, sem perder a marca registrada do MCL38: o ótimo desempenho nas curvas mais lentas. Então, com chuva ou não, a McLaren tem como se defender e a postura do chefão da equipe em “apoiar Norris e ter uma boa conversa” para sprint será mais do que necessária, inteligente.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de São Paulo, em Interlagos, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Depois das atividades de cada dia, debate tudo o que aconteceu no Briefing. No sábado (2), a corrida sprint será às 11h, ao passo que a classificação acontece às 15h. No domingo (3), a largada está marcada para as 14h. O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ com os repórteres Evelyn Guimarães, Gabriel Carvalho, Gabriel Curty, Luana Marino e Pedro Henrique Marum, além do fotógrafo Rodrigo Berton.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.