McLaren pede que FIA ponha Red Bull sob juramento em caso de dispositivo da discórdia

Zak Brown, diretor-executivo da McLaren, quer que FIA leve caso do dispositivo que interfere na configuração do assoalho além. Para ele, certo seria colocar líderes da Red Bull sob juramento

O caso que tomou conta do paddock antes do começo das atividades de pista do GP dos Estados Unidos ainda reverbera na Fórmula 1. Após o anúncio da investigação sobre o dispositivo utilizado pela Red Bull para alterar o assoalho em regime de Parque fechado, demais equipes resolveram se manifestar. Mesmo após a FIA [Federação Internacional de Automobilismo] ter visto a explicação e dado o assunto como encerrado, as rivais da marca dos energéticos querem mais.

Zak Brown, diretor-executivo da McLaren, foi além e disse que gostaria que os líderes da Red Bull fossem colocados para dar depoimento juramentados. Assim, caso mentissem, cometeriam perjúrio e sofreriam sanções gravíssimas. Brown entende que a chance de chegar ao desenrolar real do caso seria maior desta forma.

“Gostaria de ver a liderança sênior, o antigo chefe dos mecânicos e o atual chefe dos mecânicos assinarem um affidavit [depoimento juramentado e oficializado] declarando que nunca usaram ou sabiam que estava sendo utilizado”, afirmou em entrevista ao jornal inglês Daily Mail.

“A sugestão de algumas pessoas no pit-lane é que foi utilizado desta maneira, então a única forma de chegar até a realidade dos fatos é com o bom e velho ‘assine aqui’ na declaração do que está acontecendo”, continuou.

Zak Brown quer investigação mais dura contra a Red Bull (Foto: Indy)

“Sei que se eu recebesse um affidavit, com as consequências de não dizer a verdade sendo severas, eu diria a verdade. Estou confiante que o assunto será tratado de verdade, mas desta forma não fica área cinzenta de dúvida. Modificar seu carro em Parque fechado é uma das mais clara quebras das regras”, opinou.

Assim como Toto Wolff, chefe da Mercedes, Brown também apontou que apenas aceitar que o dispositivo não está sendo utilizado é muito pouco.

“É preciso ter um freio. Já vimos pilotos excluídos de corridas e campeonatos. Quer deixar claro que não estou dizendo que Max tenha de ser excluído, mas também já vimos equipes excluídas de corridas e campeonatos. Se, e eu estou dizendo ‘se’, as regras de Parque fechado foram quebradas, as punições precisam ser dessa magnitude dependendo de se fizeram uma vez ou regularmente nos últimos três anos. Tem de haver consequências”, encerrou.

A novidade encontrada pela Red Bull é uma forma de ajustar o ângulo do ‘front bib’, mais conhecido como ‘T-Tray’ — um suporte localizado na parte frontal, próximo à suspensão, e que cria um vão entre o fim do bico e o início do assoalho.

O objetivo dessa alteração é ajustar de forma fina a altura do carro em situações diferentes, como voltas rápidas (com o tanque vazio) ou na corrida (quando o carro está cheio de combustível, portanto, mais pesado).

Fórmula 1 volta de 25 a 27 de outubro com o GP da Cidade do México, no Autódromo Hermanos Rodríguez.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

F1 FICA NA BAND? PUNIÇÃO DE NORRIS FOI JUSTA? LECLERC RUMO AO TÍTULO? | Paddock GP #394
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.