McLaren perde paciência com Honda após GP da Itália e pede demissão de diretor-esportivo, afirma mídia inglesa

A McLaren não quer se desfazer da parceria com a Honda, mas quer que a Honda mude o homem de frente na parceria. Segundo a imprensa inglesa, uma carta assinada por Ron Dennis foi enviada ao presidente da marca japonesa pedindo a substituição de Yasuhisa Arai

A McLaren não quer o fim da parceria com a Honda, claro, mas quer o fim do diretor Yasuhisa como responsável pelas atividades da marca japonesa na F1. O pedido já foi feito formalmente, por parte do time, para que Arai seja substituído.
 
Quem afirma são jornais ingleses 'The Times', 'The Telegraph' e 'The Daily Mail'. Segundo eles, após mais um final de semana ruim, a McLaren mandou uma carta ao presidente da Honda, Takahiro Hachigo, pedindo a substituição de Arai. Ainda de acordo com a rede de TV Sky Sports, a coisa é mais profunda: foi Ron Dennis quem assinou a carta.
 
Em Monza, perguntado sobre se vai deixar o cargo, Arai se negou a responder. O que ele respondeu, dias atrás, foi que a unidade de força da Honda é melhor que a da Renault. O diretor-esportivo da McLaren, Éric Boullier, foi perguntado sobre o realismo da afirmação.
Fernando Alonso (Foto: AP)
"Como membros de apenas um time, tenho de concordar com o que falou Arai-san", respondeu, deixando no ar que gostaria de dar outra resposta. 
 
O fato é que se torna um tanto quanto aparente que o esquema de um time entre McLaren e Honda tem se desgastado. Foi o próprio Boullier quem disse há algumas semanas que a temporada deu a ele "muitos momentos vergonhosos".  Mas negou que a parceria pudesse partir, como aparentemente vai acontecer entre Red Bull e Renault.
 
"A pergunta não é válida para nós. A Red Bull é um cliente preferencial, enquanto nós somos a equipe de fábrica da Honda", afirmou.
 
Embora paciente, Fernando Alonso também mostra um quê de descontentamento. Falando sobre a Itália e o tempo que perdem em relação às outras equipes, falou que se perde um pouco nas curvas e outro tanto, metade, nas retas, onde é "apenas acelerar e manter o volante reto".
 
Em Monza, Jenson Button foi 14º colocado enquanto Alonso abandonou. A McLaren tem parcos 17 pontos no Mundial de Construtores após 12 etapas.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.