McLaren promete revisão de “regra papaia” e já cogita priorizar Norris: “Título é possível”

Chefe da McLaren, Andrea Stella disse que vai se reunir com os pilotos para avaliar se a ultrapassagem de Oscar Piastri sobre Lando Norris na volta 1 do GP da Itália foi dentro das regras, mas admitiu que mudança na orientação é possível

Favorita absoluta a sair da Itália com uma dobradinha, a McLaren foi pega no contrapé e perdeu de maneira categórica para a Ferrari de Charles Leclerc, mas a equipe prometeu revisar a tal “regra papaia”, que libera Lando Norris e Oscar Piastri para brigarem entre si, sobretudo após a manobra do australiano sobre o inglês ainda na volta 1. E o chefe, Andrea Stella, admitiu que a possibilidade de priorizar Norris daqui em diante não será descartada.

O lance em questão aconteceu na segunda chicane do circuito de Monza. Norris, então na pole-position, conseguiu contornar a curva 1 na liderança, mas foi surpreendido pelo ataque imediato do companheiro de equipe, que dividiu a primeira perna da chicane por fora para ganhar a preferência na seguinte.

De quebra, Leclerc veio no embalo e jogou Norris para terceiro. Ainda chamou a atenção o rádio do engenheiro de Norris durante a corrida avisando que ele estava liberado para brigar contra Piastri por posição. “São as regras papaias”, emendou.

Nas entrevistas pós-corrida, Norris confessou “surpresa” com a atitude de Oscar ainda na primeira volta. Stella foi questionado pela imprensa presente em Monza se a manobra do #81 estava dentro das orientações dos ingleses.

A McLaren perdeu para a Ferrari na Itália (Foto: F1)

“Vamos ter de revisar junto com os pilotos, assistir aos vídeos, entender os pontos de vista de cada um para, então avaliarmos se eles estavam em total conformidade ou não”, começou. “Tomaremos a lição, se houver alguma, e, então, ajustaremos as regras papaias da maneira que nos permitam buscar da melhor forma possível tanto o Mundial de Construtores quanto o de Pilotos”, salientou.

A frustração é maior pela constatação de que a McLaren mais uma vez não conseguiu se valer de outro fim de semana muito irregular da Red Bull, até pior que o visto em Zandvoort. Na Itália, Max Verstappen em nenhum momento se viu na briga pelo pódio. Se vencesse, Norris descontaria quase 20 pontos, já que o tricampeão não passou do sexto lugar.

Stella cobrou atitude da equipe. “Temos de reconhecer que não é só o Mundial de Construtores que é possível. Mesmo do ponto de vista dos pilotos, com o carro que temos no momento e os problemas atuais da Red Bull, é definitivamente possível. Portanto, se pudermos alcançar ambos, precisamos colocar a equipe e Lando em condições para isso”, frisou.

Até o momento, Verstappen lidera o Mundial com 62 pontos de vantagem sobre Norris, enquanto a McLaren está a apenas 8 da Red Bull.

Fórmula 1 retorna às pistas entre os dias 13 e 15 de setembro para o GP do Azerbaijão, em Baku

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Opinião GP: McLaren deixa claro na Itália que Mundial de Pilotos não importa em 2024

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.