McLaren reserva modelo da temporada 2013 da F1 para apresentação de Mario Andretti
Ao contrário do que o próprio Mario Andretti imaginava, a McLaren separou o MP4-28, o último da era não-híbrida da Fórmula 1, para a apresentação do campeão de 1978 neste fim de semana, em Laguna Seca
Mario Andretti já sabe qual carro da McLaren vai guiar na pista de Laguna Seca neste fim de semana: o MP4-28. Mas ao contrário do que era esperado, o modelo escolhido para a apresentação do campeão de 1978 disputou a temporada 2013 da Fórmula 1, ou seja, o último ano antes do início da era híbrida da categoria.
O convite para voltar ao volante de um F1 foi feito por Zak Brown, CEO da McLaren, ainda no ano passado e reforçado durante o GP de Miami deste ano. De início, Andretti contou à revista Road & Track que queria sentir a potência dos motores híbridos, que entraram na categoria em 2014, mas vai à pista com o último carro antes da era atual.
Relacionadas
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Ainda sobre a experiência, o veterano de 82 anos contou à publicação que estava bastante tranquilo quanto ao desafio de guiar um F1 moderno, pois os carros da Indy e da F1 têm volantes parecidos, que não obriga o piloto a soltá-lo para, por exemplo, trocar marchas. “Essa é a melhor maneira de pilotar um carro de corrida. Eu gosto disso”, acrescentou.
Na sexta-feira (14), o veterano testou o assento do carro e era só sorrisos dentro do cockpit. Andretti andará no circuito de Laguna Seca durante o Velocity Invitational, festival de carros clássicos de corrida que acontece neste fim de semana.
2013 foi o último ano da era não-híbrida da Fórmula 1, temporada marcada pelo tetracampeonato de Sebastian Vettel com a Red Bull. Na ocasião, Jenson Button e Sergio Pérez eram os pilotos da McLaren e guiaram o MP4-28, carro que tem como melhor resultado o quarto lugar de Button no GP do Brasil.
LEIA TAMBÉM
Mario Andretti cita investimento “muito sério” e fala em entrar na F1 em 2024