McLaren se impõe em sexta-feira insólita das rivais e larga favorita em Abu Dhabi

A McLaren dominou o dia de treinos livres em Abu Dhabi e está em uma posição de forte favoritismo para não só varrer o derradeiro fim de semana da F1 em 2024, como garantir a taça entre os construtores, algo que não acontece há mais de 20 anos na história da equipe. É bem verdade que as adversárias enfrentaram um dia dos mais incomuns e ainda há algum trabalho a ser feito, mas os papaias parecem muito mais no controle

A McLaren fez a lição de casa no primeiro dia de treinos livres da F1 em Abu Dhabi. Na etapa que encerra o campeonato e decide o Mundial de Construtores, ninguém parece tão forte quanto o time papaia, que luta para assegurar uma taça que não vem há 26 anos. Lando Norris e Oscar Piastri comandaram a segunda sessão, a mais representativa da sexta-feira (6), com uma vantagem de mais de 0s4 para o rival mais próximo. No caso, Nico Hülkenberg com uma surpreendente Haas. Para a adversária direta Ferrari, a distância foi ainda maior: quase 0s6. É bem verdade que treino é treino e tudo mais, mas não dá para apontar outro favorito que não os rapazes de laranja. “Estão em liga própria”, resumiu George Russell.

O caso é que o traçado de Yas Marina é um parque de diversão para o MCL38 da McLaren. Tem as curvas de baixa que tanto agradam ao modelo, mas também trechos de média e maior velocidade, que igualmente colocam um sorriso no rosto de Andrea Stella. Tanto é verdade que a força dos papaias se mostrou exatamente na parte mais lenta da pista. Ninguém foi melhor que eles. Considerando também a boa tração e equilíbrio, a esquadra inglesa ainda foi capaz de testar configurações diferentes, com pouca e muita carga de combustível. O resultado foi uma dobradinha impressionante.

“Foi tudo bem hoje. Tanto com pouco como com muito combustível, mas diria que o melhor é o ritmo de corrida. Não acho que os outros ativaram a potência completa do motor ainda, então pode parecer glorioso agora, mas acho que ainda teremos uma luta dura amanhã. Vamos ver”, afirmou Norris, que liderou o dia com 1min23s517, 0s234 à frente de Piastri, o segundo — mas 0s582 de Carlos Sainz, que fechou a sexta-feira em quarto com a Ferrari.

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A cautela de Lando é justificável porque, na semana passada, no Catar, a equipe laranja também havia demonstrado um ritmo altamente competitivo, mas que não se converteu em vitória. E mais, ainda acabou cedendo pontos para a equipe italiana, que aparece 21 tentos atrás, tentando ameaçar os britânicos. A diferença agora é que a equipe de Maranello precisa se recuperar de um forte revés, bem como trabalhar em um ajuste da SF-24. Embora a escuderia acompanhe a oponente inglesa em velocidade pura, os pneus macios são motivos de preocupação, especialmente diante da possibilidade de um clima mais ameno no deserto. De toda a forma, o time de Frédéric Vasseur entende que a desvantagem para os papaias é menor do que parece.

“Tivemos alguns problemas com os macios”, contou Sainz, que faz o último fim de semana com a Ferrari, antes de dar lugar a Lewis Hamilton e passar a defender a Williams. “Acho que ainda não estamos usando os pneus corretamente. Já aconteceu outras vezes, quando a temperatura da pista cai e colocamos os pneus macios, nosso carro parece ter um pouco mais dificuldade. Provavelmente não estamos nem 0s5 atrás da McLaren, acho que a diferença está entre 0s2 e 0s3. Temos de tentar a recuperação amanhã, uma vez que há também uma diferença em ritmo de corrida. A McLaren sempre se saiu bem nesta pista e Lando também. No momento, eles parecem mais fortes, então será difícil vencê-los”, reconheceu o espanhol.

O outro desafio ferrarista é superar a punição de Charles Leclerc. O monegasco liderou o TL1, mas foi sexto na segunda sessão. No grid, vai perder dez posições depois que a Ferrari precisou trocar a bateria da unidade de potência. “As McLaren? Sim, infelizmente elas parecem ser as mais rápidas, mas sabemos o quão rapidamente as coisas podem mudar na F1. Temos de manter o foco sabendo que a disputa não vai acabar até a bandeira quadriculada. Hoje tivemos um problema, e não desejo problemas a ninguém, mas temos de nos concentrar em nós mesmos e tentar fazer algo excepcional no domingo”, declarou Leclerc.

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Carlos Sainz crê que Ferrari está mais perto do que parece da McLaren (Foto: AFP)

Mas o fim de semana não se desenha apenas em uma briga dupla, porque a Mercedes mostrou potencial em temperaturas mais baixas em Abu Dhabi e pode surpreender, como há sete dias, em Lusail. Lewis Hamilton foi quinto e, em volta única, pareceu muito forte, embora o desempenho de corrida das Flechas de Prata ainda precise de um melhor trabalho. “Tivemos um forte desempenho em volta​s rápidas nas últimas duas corridas, mas hoje achamos o pneu macio bem complicado. A McLaren foi claramente muito rápida hoje e será difícil vencê-la neste fim de semana, mas​, se você olhar para a volta d​o Lewis, ​com algumas melhorias ele pode ficar logo atrás​”, analisou o diretor de engenharia de pista da Mercedes, Andrew Shovlin.

​”Vamos usar o TL3 para continuar o trabalho com pouco combustível e esperamos que amanhã ​a​ gente feche o dia um pouco mais perto do topo ​da tabela”, completou o engenheiro.

E ainda há a Red Bull. Apesar do dia mais discreto, a equipe trabalhou muito em configurações diferentes em ambos os carros. Max Verstappen, que ficou fora do primeiro treino, quando cedeu lugar a Isack Hadjar, terminou apenas em 17º e acha que o teto dos taurinos é o top-6 — a verdade é que o tetracampeão enfrentou problemas ao longo do TL2 e se queixou da parte dianteira do carro, além de relatar pouca eficiência nas saídas de curvas. O chefão Christian Horner, por outro lado, entende que é mais uma questão de ajuste. “O eixo dianteiro do carro simplesmente não está funcionando para ele”, disse Horner em entrevista à emissora britânica Sky Sports F1. “Parece sólido, então precisamos trabalhar um pouco nisso”, assumiu o dirigente inglês.

Max Verstappen andou só no TL2 e se queixou do carro (Foto: AFP)

“Não é tão ruim quanto parece, mas precisamos achar muita performance para fazer o carro responder”, emendou.

Como sempre — e o fim de semana passado é o maior exemplo —, nunca se pode descartar completamente a Red Bull. Inclusive, apesar da performance oscilante desta sexta-feira, o ritmo de corrida segue muito consistente e só perde para a McLaren.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Abu Dhabi, em Yas Marina, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no YouTube. Depois das atividades de cada dia, debate tudo o que aconteceu no Briefing. No sábado (7), os pilotos retornam para o terceiro e último treino livre às 7h30 (de Brasília, GMT-3), ao passo que a classificação será às 11h. Por fim, a largada da corrida em Abu Dhabi será no domingo (8), às 10h.

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