Médico da FIA fala em luta hercúlea de Grosjean pela vida após acidente no Bahrein

Médico da FIA contou destacou a determinação do piloto da Haas para sair do carro após o forte acidente no Bahrein. O franco-suíço classificou o socorrista como “herói”

Médico da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Ian Roberts exaltou a luta de Romain Grosjean pela vida após o forte acidente no GP do Bahrein. Atuante no socorro do franco-suíço, o socorrista citou imagens perturbadoras e falou em esforço hercúleo do titular da Haas.

Na corrida em Sakhin, Romain tomou na AlphaTauri de Daniil Kvyat ainda nos primeiros metros e escapou da pista em alta velocidade em direção ao muro. O guard-rail não conteve o bólido, que partiu ao meio e explodiu após um impacto de 53G.

ROMAIN GROSJEAN; GP DO BAHREIN; ACIDENTE; CHAMAS; FÓRMULA 1;
Médico da FIA exaltou determinação de Grosjean (Foto: Reprodução)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Romain ficou 28s sob fogo, mas conseguiu sair sozinho e pular o que restava do guard-rail para ser amparado pela equipe médica da FIA. O competidor de 34 anos sofreu queimaduras nas mãos e no tornozelo e teve alta do hospital após três dias.

Em entrevista à jornalista Jennie Gow, Roberts contou que ainda acha inacreditável que Grosjean não tenha perdido a consciência e contou que as imagens de viu do acidente junto com Alan van der Merwe, piloto do carro médico, são “perturbadoras”.

“Ainda achamos absolutamente incrível que ele estivesse consciente”, disse Roberts. “Tanto Alan quanto eu vimos as imagens do carro, que são bem perturbadoras, mostram Romain saindo imediatamente, assim que ele termina, que ele sai, não vou falar em detalhes do conteúdo do vídeo, mas ele… Como posso expressar isso? A luta dele pela vida estava lá para ser vista, eu diria que foi hercúlea, a determinação dele”, seguiu.

“Se estivesse inconsciente, se algo o tivesse prendido, uma série de coisas podiam ter se alinhado, aí estaríamos olhando para uma história completamente e totalmente diferente”, completou.

No Instagram, Romain postou um vídeo do momento em que escapa do carro e exaltou a atuação de Roberts e do bombeiro que manteve as chamas.

“Este vídeo é incrível”, escreveu Romain. “Veja o profissionalismo do bombeiro, tentando manter o fogo longe de mim dentro do carro. Veja a ação de Ian Roberts e o envolvimento dele. Disse a ele que é um herói. Ele entrou no fogo o tanto quanto pôde para me salvar”, comentou.

“No fim, este é o momento em que percebi que iria viver. Extrair meu corpo do chassi. Sim, eu me queimei e, sim, foi doloroso, mas isso não é nada em comparação com o alívio que senti assim que levantei. Senti as mãos de Ian me puxando por cima da barreira e sabia que estava seguro. Me lembro de cada segundo disso e a vida nunca mais será a mesma, mas tenho certeza de que para melhor”, afirmou. “Vi a morte e foi a pior sensação que já tive. Mas estou vivo e vou aproveitar cada segundo da vida e cada pequena vitória de uma maneira muito melhor a partir de agora”, encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.