Médico de Lauda fala em estado “muito grave”, mas se diz “satisfeito com evolução” após transplante

Walter Klepetko, médico responsável pela operação de Niki Lauda, informou que o tricampeão segue em estado delicado, mas destacou que tudo vem correndo bem desde o procedimento

Niki Lauda segue internado no Hospital Geral de Viena (AKH), na Áustria, apresentando um estado muito grave, mas o médico responsável pelo transplante de pulmão realizado nesta quinta-feira (2) informou que a recuperação do austríaco está sendo satisfatória.
 
Não há previsão de saída do hospital, até porque o prazo costuma ser de duas a três semanas de internação para pacientes mais jovens. Lauda foi operado por causa de uma "grave doença pulmonar" e sua família não dará nenhuma declaração nos próximos dias.
 
"Neste momento, tudo está correndo bem com ele, o quadro é bastante grave, mas estamos bem satisfeitos com a evolução do transplante", disse o médico Walter Klepetko de acordo com a TV austríaca ORF.
Niki Lauda segue em recuperação (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

Um dos episódios mais marcantes de sua jornada no certame mundial foi quando sofreu um forte acidente durante o GP da Alemanha de 1976. Em Nürburgring, seu carro acabou pegando fogo e ele quase morreu ao inalar fumaça tóxica. O médico responsável pelo caso, no entanto, assegura que o acidente de mais de 40 anos nada tem a ver com o procedimento atual.

 
"Não tem como dizer que aquele acidente de muitos anos atrás foi a causa desse transplante", observou.
 
O hoje homem-forte da Mercedes não compareceu aos GPs da Alemanha e Hungria com a Mercedes com a notícia de que estava no hospital tratando de uma forte gripe que podia ser perigosa para o sistema imunológico do austríaco.
 
Lauda tem 69 anos e já se submetou a dois transplantes de rim: um em 1997 e outro em 2015, este último graças a uma doação da então namorada Birgit, com que se casou e teve filhos gêmeos. 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.