Meia hora depois do primeiro comunicado, Sauber emite outro para enfim confirmar saída de Monisha

A Sauber precisou divulgar dois comunicados oficiais à imprensa para conseguir anunciar o desligamento de Monisha Kaltenborn, do cargo de chefe da equipe. O anúncio já era esperado e se confirma na véspera da chegada da F1 ao Azerbaijão

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A expectativa geral no esporte a motor era que a Sauber viesse a público ainda na noite desta quarta-feira (21) para anunciar o desligamento de Monisha Kaltenborn do cargo de chefe da Sauber. Demorou algumas horas e dois anúncios oficiais para a equipe confirmar que a primeira mulher a ser chefe de uma escuderia da F1 está mesmo fora. A Sauber promete que um substituto será anunciado logo.

 
Tudo aconteceu de forma confusa. 30 minutos antes de confirmar a saída de Monisha, a Sauber disparou um comunicado de imprensa que nada falava sobre a chefe. Pelo contrário, a equipe refutou que Marcus Ericsson e Pascal Wehrlein são tratados de forma diferente. O comunicado estranho transparecia uma pegadinha, mas a confirmação logo em seguida deu a entender que tudo não passou realmente de um erro do time suíço.
 
"O Longbow Finance anuncia que, por uma decisão mútua e por pontos de vistas divergentes em relação ao futuro da companhia, Monisha Kaltenborn vai deixar seu cargo na Sauber com efeito imediato. Agradecemos ela por todos esses anos de liderança firme e muita paixão pela Sauber. Desejamos o melhor para ela no futuro. Seu sucessor vai ser anunciado em breve", disse o comunicado.
Monisha Kaltenborn, a ex-chefe da Sauber (Foto: AP)
Segundo a revista inglesa 'Autosport', um dos motivos para o desligamento de Kaltenborn é o tratamento dado a Ericsson e Wehrlein. O proprietário da Sauber queria fazer do sueco o número um do time, mas Monisha acreditava que a posição deveria ser do pupilo da Mercedes. O jovem alemão foi o responsável pelos quatro pontos conquistados pela Sauber até o momento em 2017.
 
Kaltenborn encerra assim uma trajetória na Sauber iniciada ainda no fim dos anos 90, quando foi contratada para cuidar de assuntos corporativos e legais da equipe. Desde então, caiu nas graças de Peter Sauber, que reconheceu nela potencial para administrar a equipe como diretora-executiva e, pouco depois, a efetivou como chefe de equipe, com a dura missão de substituí-lo.
 
Ainda de acordo com a revista, Colin Kolles, ex-chefe da finada HRT, é cotado para assumir o posto de Kaltenborn na Sauber. O dirigente romeno, de cidadania alemã que hoje tem equipe própria no Mundial de Endurance — sendo o único time privado na categoria LMP1, a ByKolles —, teve passagens também por outras equipes da F1, como a Midland, Spyker e a Force India.
Marcus Ericsson e Pascal Wehrlein estiveram no centro da polêmica da Sauber (Foto: Sauber)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Em 2012, o fundador da equipe transferiu um terço das ações da escuderia para Monisha, mas ela vendeu seus 33,3% quando o time passou para o controle da Longbow Finance, em julho de 2016.

 
Fundada por Peter Sauber em 1993, o time sediado em Hinwil até viveu um ano razoável em 2013, o primeiro sob a gestão de Monisha, e alcançou o décimo lugar do Mundial de Pilotos com Nico Hülkenberg. Depois, zerou em 2014 com Adrian Sutil e Esteban Gutiérrez. Em 2015, às vésperas do início da temporada, enfrentou um imbróglio jurídico com Giedo van der Garde, que pleiteava um posto de titular. O holandês e a Sauber entraram em um acordo, com o piloto recebendo uma indenização milionária.
 
Naquele ano de 2015, com Felipe Nasr e Marcus Ericsson como pilotos, o brasileiro se destacou com 27 pontos, e a equipe terminou o Mundial em oitavo, à frente da McLaren. Em 2016, no entanto, o time foi salvo na ‘bacia das almas’ e marcou apenas dois pontos, os dois sendo somados por Nasr no incrível GP do Brasil. Mas, para 2017, Felipe foi dispensado e Pascal Wehrlein, indicado pela Mercedes, foi contratado para o seu lugar, enquanto Ericsson foi mantido.

NOVA DERROTA EM 2017 MOSTRA QUE TOYOTA E LE MANS SÃO COMO ‘ÁGUA E ÓLEO’

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:

0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe,
.embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;

top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.