Mercedes acaba com suspense e anuncia renovação de Bottas para 2020

Dia do Fico! Após meses de dúvidas quanto a se Valtteri Bottas tinha um futuro na Mercedes, a equipe alemã deu a resposta. Esteban Ocon não conseguiu a vaga, que segue sendo do finlandês, agora de contrato renovado para a temporada 2020

Os anos de Valtteri Bottas na Mercedes estão vivos e respiram sem a ajuda de aparelhos. O piloto finlandês resistiu a toda a conversa em volta de uma possível demissão e está garantido para a temporada 2020. A Mercedes confirmou nesta quinta-feira (29) a renovação contratual, mantendo a dupla Lewis Hamilton e Bottas. O novo acordo vale por apenas um ano, sendo consequência de uma cláusula de renovação prevista no contrato de Vallteri.

A renovação chegou em um momento importante para Bottas, que tenta recuperar forças e confiança para ainda sonhar com o título em 2019. O finlandês precisa reagir com urgência para ter qualquer esperança de desafiar Hamilton.
“Fico muito feliz e orgulhoso de fazer minha quarta temporada pela equipe", disse Bottas. "Gostaria de agradecer cada membro da equipe e os dirigentes da Mercedes pela confiança em mim. Minhas performances melhoraram ano após ano e esse é um ótimo jeito de dar um pontapé inicial na minha segunda metade de 2019", seguiu.
 
“Meu objetivo é ser campeão mundial de Fórmula 1. Acredito nisso e, pela minha experiência com a equipe, a Mercedes é a melhor opção para alcançar isso em 2020. Temos nove corridas pela frente esse ano e eu estou determinado em seguir melhorando em cada uma delas. Agora estou pensando somente em Spa e em entregar uma performance sólida para a equipe no fim de semana", destacou.
Valtteri Bottas está de contrato renovado com a Mercedes (Foto: AFP)
Bottas chegou à Mercedes no fim de 2016, após a aposentadoria repentina de Nico Rosberg, para disputar a temporada 2017. Assinou por um ano e renovou por um ano para 2018, 2019 e agora novamente, para 2020, o que mostra que o papel de segundo piloto juramentado agrada uma Mercedes que fica com seus pontos – suficientes para manter títulos de Construtores – e não vê Hamilton incomodado no caminho para os títulos de Pilotos. O pentacampeão, inclusive, participou da decisão.
 
Nos últimos meses, entretanto, ganhou força a ideia de que a equipe alemã faria a mudança dele por Esteban Ocon. O francês é pupilo da Mercedes e, por um problema de timing, ficou sem vaga no grid de 2019. A expectativa no paddock era de que Ocon tinha boa chance de aparecer como um rival real de Bottas pela vaga. 
Valtteri Bottas (Foto: AFP)
Até o diretor-executivo e chefe da Mercedes, Toto Wolff, falou que a equipe avaliava as corridas antes das férias de verão para definir o futuro de Bottas. No período, o #77 não foi bem: bateu sozinho na Alemanha e terminou com a oitava colocação na Hungria. Isso, entretanto, não abalou a confiança do chefão no nórdico.
“Para 2019, nós demos ao Valtteri o desafio de voltar ainda mais forte do que esteve na primeira metade de 2018", comentou Wolff. "Ele alcançou isso, com algumas performance impressionantes nas primeiras corridas desse ano. Apesar de essa ter sido sua melhor primeira metade de campeonato até aqui, ele está em busca de mais e determinado em seguir melhorando e subindo de nível. Essa é a mentalidade que queremos em todos nossos funcionários”, apontou.
 
“Os resultados que conquistamos com o Valtteri não são coincidência. Ele é parte integral do nosso sucesso nos últimos dois anos. O trabalho de equipe com o Lewis foi exemplar, mostrando que ele [Bottas] tem força e caráter ao reagir às dificuldades. É um prazer vê-lo permanecer na equipe por pelo menos mais um ano”, celebrou.
 
Para a Mercedes, no entanto, era necessário tomar a decisão até agosto, uma vez que Ocon era desejado no mercado e o mesmo aconteceria com Bottas, caso ficasse livre para negociar. Era necessário definir a vida dos dois – e Bottas já dizia que merecia ficar
 
Na última semana, entretanto, era notável a aproximação de Ocon e da Renault e que a Mercedes pedia para ficar com Bottas. A revista alemã 'AutoBild' foi a primeira a informar sobre a renovação, seguido pelo jornal finlandês 'Turun Sanomat'. Agora, a confirmação.
 
No atual campeonato, Bottas tem 188 pontos marcados e ainda ocupa a vice-liderança do campeonato – 62 tentos atrás de Hamilton. Desde que chegou à Mercedes, venceu cinco corridas e foi a 30 pódios.
 
A F1 continua nesta semana, no dia 1º de setembro, com o GP da Bélgica.
 

Paddockast #30
SHOW DO MILHÃO!

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.