Mercedes admite que escondeu assoalho do W12: “Não queremos que as rivais vejam”

A Mercedes sabe que, naturalmente, vai ter o carro a inspirar as rivais e, por isso, resolveu não mostrar o novo assoalho do W12, afinal, foi a parte que mais sofreu com mudanças de regulamento para 2021

O W12, novo carro da Mercedes, foi finalmente mostrado ao mundo nesta terça-feira (2). Só que, mesmo assim, ainda existem mistérios que cercam o bólido, especialmente no que diz respeito a assoalho. James Allison, diretor-técnico do time heptacampeão, deixou claro que a equipe não pretende mostrar tudo tão cedo, evitando que as rivais possam ter tempo de copiar soluções.

O inglês comentou após o lançamento do novo carro que a parte do assoalho foi mesmo escondida de forma proposital, afinal, foi ali que o regulamento agiu, exigindo mudanças sensíveis em relação a 2020.

“O que nós não estamos mostrando está relacionado ao assoalho do carro. Foi a área mais afetada pelo novo regulamento, por causa da tentativa de tirar performance. Então, ali, existe uma série de detalhes aerodinâmicos que nós ainda não estamos prontos para mostrar ao mundo”, disse.

MERCEDES; MERCEDES AMG; MERCEDES W12; FÓRMULA 1;
Detalhe da parte dianteira do novo Mercedes W12, mas nada do assoalho (Foto: Mercedes)

Allison foi bem claro no motivo para não revelar o carro todo: teme que, sim, as rivais possam se inspirar no projeto da Mercedes ainda antes do início do campeonato.

“Não é porque não temos as mudanças, é porque não queremos que nossos competidores vejam. Não queremos que eles comecem a tentar copiar nos túneis de ventos deles. Todos nós olhamos de perto o que nossos rivais estão fazendo, então sabemos que nossos rivais estão nos observando. E não queremos mostrar isso ainda, não vamos”, seguiu.

Por fim, o engenheiro da Mercedes explicou que existem muitas semelhanças entre o W11 e o W12, mas que mais coisa mudou, não apenas o assoalho que era necessário.

“Não demora muito para se perceber que o carro tem muito dos anteriores. O mesmo monocoque, a mesma caixa de câmbio, muita coisa na estrutura que foi mantida entre o W11 e o W12. Mas, olhando de mais perto, dá para ver mudanças importantes. Aletas e uma protuberância sensual na cobertura do motor, escondendo o desenvolvimento que fizemos nele, que tem mais potência que no ano passado. Mas o carro todo tem seus detalhes novos”, completou.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

WEB STORIES: Tudo sobre os lançamentos dos carros da F1 2021

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube