Mercedes revela assoalho misterioso do W12 na abertura da pré-temporada no Bahrein

Novo assoalho da Mercedes conta com borda ondulada. Equipe fez mistério no lançamento oficial para evitar cópia das concorrentes antes da pré-temporada da Fórmula 1

Mercedes esconde mistérios em novo carro preto (Vídeo: Grande Prêmio)

Um dos maiores segredos dos carros de 2021 da Fórmula 1 finalmente foi desvendado. Com o início dos testes de pré-temporada, no Bahrein, a Mercedes revelou o novo assoalho presente no W12, que não foi mostrado nas fotos do lançamento oficial da equipe, que aconteceu no último dia 2.

O novo assoalho é fruto da maior alteração da FIA para o regulamento técnico de 2021 da F1, que se assemelha bastante com o de 2020. O objetivo da mudança é diminuir o alto downforce dos bólidos em até 10%. O modelo dos atuais campeões mundiais conta com um assoalho de borda ondulada entre o pneu traseiro e a área do sidepod.

James Allison, diretor-técnico da Mercedes, recentemente admitiu que o mistério em relação ao assoalho foi feito para evitar que equipes rivais copiassem o formato do time, que conquistou os últimos sete Mundiais de Pilotos e Construtores da Fórmula 1.

Valtteri Bottas deu apenas uma volta na hora inicial de teste (Foto: Fórmula 1)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

WEB STORIES: Tudo sobre os lançamentos dos carros da F1 2021

“O que nós não estamos mostrando está relacionado ao assoalho do carro. Foi a área mais afetada pelo novo regulamento, por causa da tentativa de tirar performance. Então, ali, existe uma série de detalhes aerodinâmicos que nós ainda não estamos prontos para mostrar ao mundo”, comentou o diretor no lançamento oficial.

“Não é porque não temos as mudanças, é porque não queremos que nossos competidores vejam. Não queremos que eles comecem a tentar copiar nos túneis de ventos deles. Todos nós olhamos de perto o que nossos rivais estão fazendo, então sabemos que nossos rivais estão nos observando. E não queremos mostrar isso ainda, não vamos”, admitiu.

No primeiro dia de testes de pré-temporada, a Mercedes escalou o finlandês Valtteri Bottas para o período da manhã e o heptacampeão mundial Lewis Hamilton para a parte da tarde. Bottas sofreu com problemas de câmbio na primeira hora de atividade, deixando os boxes apenas uma vez para rapidamente retornar, sem anotar volta rápida.

GRANDE PRÊMIO traz uma cobertura pra lá de especial. Acompanhe a transmissão dos testes de pré-temporada AO VIVO e em TEMPO REAL.

E, ao fim de cada um dos dias de teste, vai ao ar o BRIEFING, programa AO VIVO na GP TV, o canal do GRANDE PRÊMIO no YouTube, com Victor Martins, Evelyn Guimarães e Pedro Henrique Marum presentes à mesa virtual com o debate completo sobre a pré-temporada da Fórmula 1.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube