Mercedes causa dúvidas em equipes da F1 com nova asa dianteira, mas garante ‘ok’ da FIA
Com uma asa dianteira bastante diferente da concorrência no W15, a Mercedes chegou a levantar dúvidas nas equipes da Fórmula 1 sobre uma possível irregularidade. Rivais se preocuparam com o nível de flexibilidade da peça, mas alemães garantem 'ok' da FIA
Tentando se reencontrar na Fórmula 1 depois de duas temporadas muito abaixo do nível de competitividade, a Mercedes trouxe um carro bastante diferente dos anos anteriores para a edição de 2024 da categoria. Sem o tão criticado zeropod, o time alemão mexeu também no sistema de resfriamento e alterou completamente a transmissão, entre outras mudanças. O que mais chamou a atenção, entretanto, foi a asa dianteira.
Além das três aletas comuns às asas da Fórmula 1, a da Mercedes traz uma quarta, colocada logo acima das demais e ligada ao bico do carro por uma conexão extremamente fina. Isso vai permitir que a asa seja mais flexível neste ponto, e a intenção da equipe é gerenciar melhor a turbulência gerada pelos pneus dianteiros.
Essa flexibilidade, entretanto, imediatamente ligou o alerta na concorrência. O regulamento técnico de 2022 impede que as equipes tentem manipular a turbulência do ar, justamente o ponto principal do novo conjunto de regras — permitir que os carros sigam uns aos outros mais de perto, com menos ‘ar sujo’ jogado para trás.
Segundo o site italiano Formu1a.uno, a Mercedes garantiu que já recebeu permissão da FIA para usar a nova asa, considerada dentro das regras pela entidade que rege o esporte devido à conexão existente entre a aleta superior e o bico — que é obrigatória. A gestão da turbulência buscada pela equipe, por sua vez, vai permitir um desgaste ainda menor dos pneus dianteiros.
É certo, entretanto, que as outras equipes do grid estarão de olho no quão flexível será a nova peça implantada pela equipe de Toto Wolff, principalmente nos testes coletivos da Fórmula 1 no Bahrein, entre os dias 21 e 23 de fevereiro.
A pré-temporada será a primeira oportunidade para examinar mais atentamente os efeitos práticos da novidade implementada pelo time alemão, que escondeu o jogo na apresentação do W15.
A pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein começa nesta quarta-feira e se estende por dois dias, até sexta. Até o momento, a Mercedes ainda não divulgou seu cronograma para os testes coletivos. O campeonato também se inicia em Sakhir, a partir de 2 de março.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!