Mercedes celebra atos do comando da FIA e vê “passos certos” com troca na direção de prova
Toto Wolff avaliou que os últimos anos foram marcados por uma “interpretação freestyle” do regulamento da Fórmula 1 e celebrou que as mudanças conduzidas por Mohammed Ben Sulayem vão municiar a direção de provas do campeonato com mais feedback e informações para a tomada de decisões
Uma das principais interessadas no assunto, a Mercedes avaliou como positivas as mudanças implementadas pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) na direção de prova da Fórmula 1. Toto Wolff avaliou que a gestão de Mohammed Ben Sulayem deu os “passos certos” para acabar com o que definiu como um “interpretação freestyle do regulamento”.
Na quinta-feira, a FIA anunciou a saída de Michael Masi do posto de diretor de provas da F1. A partir de agora, o cargo será exercido em conjunto por Eduardo Freitas e Niels Wittich ― diretor de prova do WEC e do DTM, respectivamente ―, com apoio de Herbie Blash. Além disso, a entidade implantou uma espécie de VAR, que tem a missão de ajudar na tomada de decisões.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Aproveitando o lançamento do W13, Wolff elogiou os passos da FIA e considerou que as medidas foram positivas para evitar problemas como os que marcaram 2021. O campeonato passado terminou em uma grande polêmica por conta da maneira como Masi interpretou a regra para permitir a passagem de retardatários nas voltas finais do GP de Abu Dhabi, o que colocou Lewis Hamilton e Max Verstappen em um confronto direto que não teria acontecido caso o regulamento fosse cumprido ao pé da letra.
“Acho que os passos certos foram tomados e estou otimista em relação as mudanças que foram implementadas”, disse Wolff. “Certamente, o papel de um diretor de provas não é fácil e agora ter dois caras muito experientes é uma coisa boa”, opinou.
“Mas a estrutura de apoio que tem de ser construída em torno deles é essencial, não só na sala da direção de prova, mas na sala de controle remoto, onde o diretor de prova pode confiar no feedback e em informações para facilitar o processo de tomada de decisões”, ponderou. “Acredito que nos últimos anos houve uma interpretação um pouco freestyle da regra, então estou feliz com o que foi implementado pelo novo presidente. É muito encorajador ver essa ação ser tomada. Agora ter uma estrutura muito mais robusta e uma estrutura de apoio ao diretor de prova”, concluiu.
GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?
Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube