Mercedes cita diferenças para Las Vegas e vê Catar “mais adequado” ao W15
Apesar de a Mercedes ter conseguido tirar proveito do frio noturno de Las Vegas, Toto Wolff afirmou que as características da pista em Lusail são melhores para o W15
Depois de um fim de semana para lá de glorioso no GP de Las Vegas, realizado no último domingo (24), a Mercedes já está de olho nos desafios que terá de enfrentar no Catar, 23ª e penúltima etapa da temporada 2024 da Fórmula 1. Chefe da escuderia de Brackley, Toto Wolff alertou para as diferentes condições entre os dois lugares e disse que McLaren, Ferrari e Red Bull estarão mais fortes na briga pela vitória.
De fato, o 1-2 puxado por George Russell nas ruas da Cidade do Pecado pegou todos no paddock desprevenidos. Ainda que não tenha conseguido vencer, Lewis Hamilton conseguiu extrair o melhor do W15 e terminou 7s atrás do companheiro de equipe, mesmo tendo largado apenas da décima posição. Por isso, antes de avaliar os próximos passos, o dirigente das Flechas de Prata fez questão de reforçar a importância do último resultado.
“A equipe fez um excelente trabalho nos três dias nos Estados Unidos. Fomos consistentemente rápidos e tivemos um bom desempenho na noite de sábado. Um resultado tão importante é exatamente o que queríamos no final da temporada. Foi muito merecido pelo trabalho árduo e determinação que todos demonstraram no segundo semestre”, disse Wolff.
Olhando para este fim de semana, Toto reconheceu que os desafios serão outros. Além das características diferentes do traçado, o clima no circuito de Lusail é totalmente o oposto do que foi visto em Las Vegas. Em 2024, a F1 decidiu tardar a etapa catari em algumas semanas no calendário na tentativa de amenizar um pouco o efeito do calor sobre os pilotos.

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“As corridas em Las Vegas e no Catar dificilmente poderiam ser mais diferentes. O circuito de Lusail tem muitas seções de alta velocidade e poucas, ou nenhuma, zonas de forte frenagem. Embora a corrida aconteça mais tarde nesta temporada do que no ano passado, lá estará muito quente, o que contrasta com as condições frias e muitas seções lentas que experimentamos em Las Vegas”, explicou.
“No entanto, queremos voltar a mostrar um forte desempenho neste fim de semana. O W15 se sente mais à vontade em pistas com muitas curvas de alta velocidade, como Silverstone ou Spa-Francorchamps. Em Las Vegas, certamente nos beneficiamos do frio noturno, mas no Catar o traçado deve ser mais adequado aos pontos fortes do nosso carro”, afirmou Wolff, utilizando os triunfos nos GPs da Inglaterra e da Bélgica como exemplos.
Por outro lado, o mandatário das Flechas de Prata também sabe que as principais rivais chegam mais fortes na disputa. Líder do Mundial de Construtores, a McLaren deve encontrar condições mais favoráveis ao MCL38, enquanto Ferrari e Red Bull tentam trabalhar da melhor maneira na SF-24 e no RB20, respectivamente.
“Temos consciência de que nossos concorrentes serão mais fortes do que no fim de semana passado, mas tentaremos colocar o carro novamente em uma boa posição para lutar na parte de cima”, encerrou o chefe da Mercedes.
Agora, a Fórmula 1 retorna neste fim de semana, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, para o GP do Catar, o penúltimo da temporada.

