Mercedes confirma ausências de Hamilton e Wolff em premiação da FIA em Paris

O vice-campeão Lewis Hamilton não vai participar da premiação da FIA em 2021, nem Toto Wolff, chefe da Mercedes. Ambos vão boicotar o evento por conta da polêmica decisão da Fórmula 1 em Abu Dhabi

A quinta-feira (16) começou com a Mercedes finalmente saindo do silêncio e emitindo uma declaração após a polêmica decisão da Fórmula 1 2021, em Abu Dhabi. O time decidiu retirar a apelação contra o resultado final da prova, mas fez críticas à Federação Internacional de Automobilismo [FIA] e pediu clareza nas regras.

A Mercedes fez questão de enfatizar que perder faz parte do esporte, mas que não gostou da maneira como os incidentes aconteceram em Yas Marina. Nas voltas finais da corrida, a direção de prova, comandanda por Michael Masi, anunciou que os retardatários não poderiam tirar a volta de atraso. Logo depois, a decisão foi revertida e o safety-car imediatamente saiu da pista no início da última volta, causando confusão a diversos pilotos e equipes, permitindo uma briga franca entre Lewis Hamilton e Max Verstappen, mas que o heptacampeão considerou “manipulado”.

Por conta da intensa polêmica e da insatisfação com os resultados da pista, a Mercedes vai desfalcada para a premiação de gala da FIA, nesta quinta-feira (16), em Paris. O evento vai finalmente coroar Max Verstappen como novo campeão mundial da F1, mas não vai contar com Lewis Hamilton e nem com o chefe Toto Wolff.

TOTO WOLFF; MERCEDES; F1; FÓRMULA 1;
A Mercedes levou os Construtores em Abu Dhabi. Mas Toto Wolff não vai receber a taça (Foto: Sebastian Kawka/Mercedes)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Em entrevista coletiva, Wolff afirmou que a dupla não vai comparecer ao evento, mas que o time será representado pelo diretor-técnico James Allison. A Mercedes será coroada octacampeã consecutiva da categoria, título obtido no último fim de semana, em Abu Dhabi.

“Não estamos lá. Eu não vou por causa de minha lealdade ao Lewis [Hamilton] e por minha integridade pessoal. De certa forma, estou tentando separar a raiva de perder o Mundial de Pilotos e, do outro lado, o orgulho e a alegria de alcançar algo sem precedentes que merece ser celebrado”, disse Wolff.

“Seremos representados pelo James Allison, que vai pegar o troféu para toda nossa equipe em Brackley e Brixworth, que deve comemorar o oitavo título consecutivo de construtores porque é uma marca fantástica e que estamos orgulhosos”, seguiu.

Mais cedo, a Mercedes também fez questão de exaltar Max Verstappen e os rivais da Red Bull pela conquista do título mundial. O holandês foi parabenizado e teve o talento reconhecido após diversas e intensas batalhas dentro das pistas ao longo do ano.

“A Max Verstappen e a Red Bull Racing: nós gostaríamos de expressas nosso sincero respeito pelas suas conquistas neste ano. Você fez desta uma luta pelo campeonato verdadeiramente épica. Max, parabenizamos você e toda sua equipe. Estamos ansiosos para lutar com você na pista na próxima temporada”, escreveu a Mercedes.

LEIA TAMBÉM
Mercedes encerra protesto e parabeniza Verstappen, mas pressiona FIA por clareza
Mercedes diz que “interpretação freestyle” da regra fez Hamilton “alvo fácil” em Abu Dhabi

“Isso está sendo manipulado”, reagiu Hamilton na volta final do GP de Abu Dhabi (Vídeo: Reprodução)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.