Mercedes cumpre promessa e confirma teste de Grosjean com W10 em Paul Ricard

O piloto francês vai guiar o bólido usado pela equipe de Brackley na temporada 2019 no dia 29 de junho e também fará voltas de demonstração às vésperas do GP da França

Lewis Hamilton conquistou a vitória 97 na F1: assista aos melhores momentos do GP de Portugal de F1 (Foto: GRANDE PREMIO com Reuters)

Sete meses após o grave acidente do GP do Bahrein, Romain Grosjean voltará a guiar um carro de Fórmula 1. A Mercedes confirmou que o francês vai testar o W10 em Paul Ricard, na França, no próximo dia 29 de junho.

Grosjean guiou um carro da F1 pela última vez no dia do acidente na primeira volta do GP do Bahrein, quando teve de escapar de uma bola de fogo após o carro partir ao meio na estreia de uma forte batida ainda na primeira volta. Por causa das queimaduras sofridas nas mãos, Romain não conseguiu participar das últimas duas corridas do ano.

O francês, contudo, tinha prometido voltar a guiar um Fórmula 1 assim que possível e, na época, Toto Wolff, chefe da Mercedes, falou que ficaria feliz em providenciar a sessão.

Toto Wolff prometeu organizar teste para Romain Grosjean (Foto: Mercedes)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Assim, o piloto, que agora corre pela Dale Coyne na Indy, vai assumir o W10, o carro de 2019 da Mercedes, para um teste no dia 29 de junho, além de completar algumas voltas de demonstração às vésperas do GP da França, marcado para o dia 27 do mesmo mês.

“Estou muito empolgado por entrar de novo em um carro de F1!”, disse Grosjean, que já visitou a fábrica da Mercedes em Brackley para fazer o molde do banco. “Será uma oportunidade especial para mim e guiar uma Mercedes campeã mundial será uma experiência única”, seguiu.

“Sou muito grato à Mercedes e a Toto Wolff pela oportunidade. Na primeira vez que ouvi falar sobre a possibilidade de guiara Mercedes, eu estava na cama do hospital no Bahrein enquanto Toto falava com a imprensa e fez o convite. A notícia me animou muito”, comentou. “A F1 não teve a chance de correr na França durante 2020 por causa da Covid, então guiar a Mercedes no GP da França de 2021 e aí completar um teste em Paul Ricard, minha pista de casa, será muito especial. Mal posso esperar por esse dia”, frisou.

Chefe da Mercedes se disse satisfeito pela oportunidade de poder cumprir a promessa que fez na esteira do acidente.

“Estamos muito felizes em apoiar Romain com essa oportunidade especial”, disse Toto. “A ideia surgiu quando parecia que Romain estava encerrando a carreira na F1 e nós não queríamos que o acidente fosse o último momento dele em um carro de F1”, continuou.

“Conheço Romain desde os tempos que ele corrida na Fórmula 3, quando ganhou o campeonato. Ele teve uma longa e bem sucedida na F1 e queríamos ter certeza de que a última lembrança dele fosse de um carro campeão. Estou empolgado em ver o feedback do Romain do W10”, revelou.

“O acidente de Romain nos lembra dos perigos que esses caras enfrentam cada vez que entram no cockpit, mas também é um testamento dos incríveis passos que este esporte deu para melhorar a segurança ao longo dos anos. Sei que a comunidade da Fórmula 1 vai celebrar vê-lo de volta à pista”, encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.