Mercedes espera dificuldades para alcançar Red Bull na F1 2023: “Foi muito dominante”

Chefe da Mercedes, Toto Wolff disse que a equipe alemã terá trabalho para alcançar Red Bull e Ferrari em 2023, já que a diferença de ritmo para as rivais foi grande durante a maior parte da temporada na Fórmula 1

A temporada 2022 da Fórmula 1 representou um desafio diferente para a Mercedes, acostumada a reinar no topo da categoria desde 2014 e que precisou encarar um déficit considerável para Red Bull e Ferrari este ano. E Toto Wolff, chefe da equipe, admitiu que será difícil alcançar o ritmo das rivais antes do início da temporada 2023, marcada para começar no dia 5 de março, no Bahrein.

“Eu sempre vejo o copo meio cheio e observo os riscos”, disse Wolff ao podcast Beyond The Grid. “Na verdade, se você tentar ser lógico, a Red Bull foi muito dominante ao longo da temporada, e também no final. Se não fosse, eles não teriam vencido 15 corridas. Vai ser muito difícil ter uma curva de desenvolvimento mais acentuada do que a deles e da Ferrari”, preocupou-se.

Além da direção a ser seguida no desenvolvimento do carro de 2023, que traz a esperança de sanar os problemas do W13, Wolff aposta que a cultura da Mercedes contribua no progresso que a equipe busca para o ano que vem – e falando em apostas, veja aqui como o código bônus bet365 ajuda.

O W13 venceu exatamente uma vez, com George Russell no Brasil (Foto: Mercedes)

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Em 2022, o time alemão somou 515 pontos em 22 corridas e viu Red Bull [759] e Ferrari [554] sobrarem — ainda que tenha se aproximado bastante dos italianos na reta final e vencido o GP de São Paulo com George Russell.

“Eu acredito na organização, e fundamentalmente não acho que seja sobre uma falta de downforce”, afirmou. “Mas é sobre fazer o downforce funcionar nesse carro. Com nossos aprendizados e nossos valores na equipe — o empoderamento, a cultura de não apontar o dedo —, acho que estaremos de volta em uma forma mais potente no ano que vem”, avaliou.

“Espero que estejamos prontos para vencer corridas por mérito e lutar pelo campeonato”, ressaltou. “Mas será algo dado a nós? Certamente não”, completou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Enquanto isso, Verstappen amassou completamente a concorrência em 2022 com o RB18 (Foto: AFP)

Por fim, Wolff não deixou de comentar as declarações de Helmut Marko, consultor-esportivo da Red Bull, afirmando que a Mercedes representará um desafio maior em 2023. O austríaco respeitou a posição de seu compatriota, mas disse que uma previsão parecida foi feita pelo rival no início de 2022 — e acabou não se cumprindo.

“Helmut [Marko] sabe muito sobre automobilismo. Se ele diz isso, obviamente você precisa aceitar”, comentou. “Mas ele falou bem de nós no início da temporada, dizendo que resolveríamos nossos problemas, e não conseguimos resolver”, lamentou.

“Você sempre recebe os comentários, positivos ou negativos”, prosseguiu. “E nosso fundamento é tentar fazer o melhor trabalho possível e retomar nossa competitividade”, encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.