Mercedes dita ritmo, e Hamilton comanda dobradinha no último treino livre antes da classificação na Espanha

A Mercedes seguiu na ponta em Barcelona. Na sessão final antes da definição do grid, Lewis Hamilton se pôs como mais veloz de novo. O inglês puxou o 1-2 dos carros prateados, que abriram distância para os rivais da Ferrari

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O treino livre derradeiro do fim de semana do GP da Espanha acompanhou a liderança da Mercedes. De novo, os prateados se colocaram como mais velozes e cravaram uma dobradinha antes da definição do grid de largada. E quem liderou o 1-2 da equipe alemã foi Lewis Hamilton. E a esquadra da estrela de três pontas foi rápida tanto com os pneus macios, bastante testados ao longo das atividades catalãs por parte do time, quanto com os supermacios, que apresentaram uma performance melhor sob temperaturas mais baixas deste sábado (12), em Barcelona

A Ferrari não chegou a ameaçar realmente os rivais, mas Sebastian Vettel foi quem ficou mais perto. O alemão fechou a sessão quase 0s3 atrás, sendo seguido por Kimi Räikkönen. Diferente da adversária prata, a equipe italiana somente andou com os supermacios ao longo das atividades.

Daniel Ricciardo foi o melhor entre os carros da Red Bull. O australiano terminou a 0s7 do líder britânico, mas não teve tempo de imprimir um ritmo mais veloz com os supermacios. Isso porque a esquadra austríaca dedicou boa parte dos trabalhos à análise dos pneus médios.

A Haas foi muito bem também. Mesmo sem um grande pacote de atualizações, a equipe americana ponteou o grupo intermediário, com Kevin Magnussen em sexto e Romain Grosjean em sétimo. Carlos Sainz foi capaz de colocar a Renault na oitava posição, à frente de Fernando Alonso e Pierre Gasly. A sessão acabou com bandeira vermelha devido a um acidente de Brendo Hartley nos instantes finais.

A F1 volta agora a partir das 10h (de Brasília) para a classificação. E o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

Lewis Hamilton (Foto: Beto Issa)

Confira como foi o terceiro treino livre do GP da Espanha de F1

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A última sessão antes da definição do grid teve início sob temperaturas mais baixas que na sexta-feira de treinos livres, além de um céu bastante nublado. E a maioria das voltas iniciais do dia foram feitas em cima dos pneus supermacios, que ontem levantaram preocupação por parte dos pilotos por não apresentar a velocidade necessária. E quem primeiro apareceu na tabela foi Brendon Hartley.

 
Um solitário neozelandês da Toro Rosso, guiando em cima dos compostos vermelhos, abriu a cronometragem com 1min20s486. Na volta seguinte, o piloto passou 0s4 abaixo, mas ainda se queixando de uma falta de aderência dos pneus traseiros. E Hartley foi o único na pista durante os primeiros 15 minutos até que Valtteri Bottas e Lewis Hamilton decidiram sair.
 
Mas a Mercedes optou por iniciar seu stint com os compostos macios. E Bottas logo virou 1min18s496 para comandar provisoriamente a tabela. Isso porque Hamilton surgiu com 1min18s112 e assumiu a ponta. A Ferrari, por sua vez, decidiu pelos supermacios, e Sebastian Vettel se colocou entre os dois carros prateados ao virar 1min18s324. Mas não durou muito: o #77 saltou para a ponta ao passar 0s031 à frente do companheiro de equipe.
A Mercedes dedicou boa parte da sessão aos pneus macios (Foto: Beto Issa)
Kimi Räikkönen apareceu 0s424 atrás e em quarto. Quem se colocou no top-5 foi Fernando Alonso, mas andando 1s atrás da Mercedes. O espanhol também guiava com os supermacios. Na verdade, apenas os carros alemães teimavam em treinar com os compostos amarelos. Enquanto isso, a Red Bull foi por um caminho distinto das rivais e decidiu testar os pneus médios – claramente pensando em tática de corrida. E os dois pilotos, Daniel Ricciardo e Max Verstappen, ficaram a 1s1 do melhor tempo que agora já pertencia a Hamilton (1min17s844). A dupla estava na quinta e na oitava colocações, com Ricciardo à frente de Verstappen.
 
A Haas, por sua vez, se colocou bem no top-10, liderando o grupo intermediário. Tanto Romain Grosjean quanto Kevin Magnussen imprimiam um bom ritmo com os supermacios e foram capazes de fazer o sexto e o sétimo tempos. A redesenhada McLaren, com Alonso melhor que Stoffel Vandoorne, fechava os dez melhores. A Renault era quem aparecia na sequência, seguida um veloz Charles Leclerc e pelos carros da Toro Rosso. A Force India e a Williams completavam o pelotão.
Quando a sessão alcançou os 40 minutos, Vettel saiu com um jogo novinho de pneus de supermacios e foi veloz em todos os setores para virar 1min17s604, assumindo a ponta com 0s240 de vantagem para Hamilton. E foi nessa fase que a Mercedes também decidiu mandar seus dois pilotos de supermacios. O momento era dedicado aos ajustes de classificação.
 
Pouco antes disso, Lance Stroll escapou na curva 4 e quase bateu na barreira de pneus. O canadense, entretanto, conseguiu se livrar da brita e pode voltar à pista, provocando uma bandeira amarela momentânea. Quem também cometeu um erro foi Ricciardo, mas na curva 13. O australiano ainda insistia nos pneus médios.
Lance Stroll deu uma bela escapada na curva 4 (Foto: Reprodução/TV)
Lá na frente, os carros prateados se colocaram mais rápidos que os vermelhos. Hamilton acertou o terceiro setor e cravou 1min17s281 para reassumir a liderança. A marca foi apenas 0s150 mais rápida que a do companheiro de equipe. Vettel vinha 0s269 na terceira posição, logo à frente de Kimi Räikkönen e Ricciardo. Quem também acertou um giro limpo foi Alonso. O espanhol virou 1min18s918 para superar os carros da Haas.

Na parte final da sessão, muita gente foi à pista com os supermacios novamente. Mas não houve mudanças entre os ponteiros. O destaque ficou mesmo para Magnussen, que saltou para sexta nos últimos minutos. Além disso, o treino acabou sendo encerrado por bandeira vermelha devido a um acidente com Hartley. O neozelandês escapou de traseira na curva 9 e estampou o muro, destruindo o carro da Toro Rosso. O piloto nada sofreu, mas a equipe terá trabalho até a classificação, que tem início em duas horas.
 

#GALERIA(8390)

F1 2018, GP da Espanha, Barcelona, Treino livre 3:

1   44 Lewis HAMILTON ING Mercedes 1:17.281   14
2   77 Valtteri BOTTAS FIN Mercedes 1:17.294 +0.013 19
3   5 Sebastian VETTEL ALE Ferrari 1:17.550 +0.269 16
4   7 Kimi RÄIKKÖNEN FIN Ferrari 1:17.581 +0.300 16
5   3 Daniel RICCIARDO AUS Red Bull Tag Heuer 1:17.981 +0.700 16
6   20 Kevin MAGNUSSEN DIN Haas Ferrari 1:18.357 +1.076 15
7   8 Romain GROSJEAN FRA Haas Ferrari 1:18.706 +1.425 16
8   55 Carlos SAINZ JR ESP Renault 1:18.783 +1.502 15
9   14 Fernando ALONSO ESP McLaren Renault 1:18.847 +1.566 16
10   10 Pierre GASLY FRA Toro Rosso Honda 1:18.886 +1.605 16
11   27 Nico HÜLKENBERG ALE Renault 1:18.905 +1.624 14
12   33 Max VERSTAPPEN HOL Red Bull Tag Heuer 1:19.013 +1.732 16
13   31 Esteban OCON FRA Force India Mercedes 1:19.121 +1.840 5
14   2 Stoffel VANDOORNE BEL McLaren Renault 1:19.236 +1.955 20
15   16 Charles LECLERC MCO Sauber Ferrari 1:19.292 +2.011 19
16   11 Sergio PÉREZ MEX Force India Mercedes 1:19.376 +2.095 17
17   28 Brendon HARTLEY NZL Toro Rosso Honda 1:19.428 +2.147 23
18   9 Marcus ERICSSON SUE Sauber Ferrari 1:19.744 +2.463 17
19   18 Lance STROLL CAN Williams Mercedes 1:19.900 +2.619 15
20   35 Sergey SIROTKIN RUS Williams Mercedes 1:19.909 +2.628 13
          Tempo 107% 1:22.691 +5.410  
                 
Recorde Lewis HAMILTON ING Mercedes 1:17.281 12/05/2018  
Melhor volta Kimi RÄIKKÖNEN FIN Ferrari 1:21.670 27/04/2008  

CAMINHO PARA VIRAR LENDA

TRÍPLICE COROA É O QUE SOBROU PARA CARREIRA DE ALONSO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.