Mercedes diz que falha em carro de Russell pode ter sido fiação da F1: “Não está claro”
Toto Wolff, chefe da Mercedes, ainda relatou que George Russell teve problemas com os freios na parte final do GP do Bahrein, quando tentava se defender de Lando Norris
George Russell sofreu com algumas falhas técnicas durante o GP do Bahrein — que quase lhe renderam uma punição —, mas a Mercedes ainda não sabe qual foi a causa do problema. De acordo com o chefe Toto Wolff, ainda não ficou claro se o contratempo foi causado por uma falha da própria esquadra alemã, ou se foi culpa da fiação da Fórmula 1.
Sofrendo com falhas em vários pontos do carro no final do GP do Bahrein, Russell ativou o DRS sem estar a menos de 1s de algum piloto, o que configura uma infração direta. O problema poderia ser explicado por um defeito no GPS do carro, o que afetou diversos outros sistemas.
Lando Norris, por exemplo, teve problemas para ativar o DRS ao se colocar atrás de Russell, justamente porque o sistema teve dificuldades para detectar a presença do carro #63 da Mercedes. Até o livetiming oficial da F1TV sofreu, e o ponto que indicava o carro de George na pista ficou imóvel.
Depois da corrida, Wolff falou sobre os problemas de Russell e disse que ainda não está claro se a falha foi causada pela fiação da F1 ou se foi um problema por parte da Mercedes.

“Basicamente, é emitido um sinal quando o carro cruza a linha de chegada. O sinal da FOM reconhece o carro, mas, por algum motivo, parou de reconhecer. Portanto, não temos certeza se o problema na fiação foi no nosso carro ou se foi da Fórmula 1”, destacou o chefe da Mercedes.
“Muita coisa estava acontecendo. O sistema de freio eletrônico de George estava funcionando de forma intermitente. Então era preciso esperar um freio eletrônico ou hidráulico, que tem pontos de frenagem completamente diferentes, mas ele conseguiu administrar isso”, finalizou Wolff.
A Fórmula 1 volta de 18 a 20 de abril em Jedá, palco do GP da Arábia Saudita, quinta etapa da temporada 2025.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

