Mercedes lamenta adiar pit de Hamilton, que “poderia chegar em Leclerc antes”

Toto Wolff recebe de bom grado o pódio duplo da Mercedes na Bélgica, mas sente que a vitória era possível. O chefe de equipe entende que, se tivesse chamado Lewis Hamilton “uma ou duas” voltas antes, teria mais chances contra Charles Leclerc

A Mercedes não ficou plenamente satisfeita com a estratégia adotada no GP da Bélgica deste domingo (1º). Toto Wolff, chefe da equipe, sente que decisões diferentes poderiam ajudar Lewis Hamilton a alcançar o líder e eventual vencedor Charles Leclerc algumas voltas antes, aumentando as chances de ultrapassagem pela vitória.
 
O grande lamento de Wolff tem a ver com o momento da parada de Hamilton, na volta 22, uma após Leclerc. O dirigente acha que a Mercedes demorou demais para chamar o britânico – e ainda fez um pit consideravelmente lento, de 3s6.
 
“Se a gente tivesse otimizado nossa corrida, o que você só consegue fazer depois da corrida ao ser muito inteligente e dizer o que poderia ser feito de diferente, talvez a gente poderia parar uma ou duas voltas antes”, disse Wolff. “Talvez o pit-stop poderia ser um pouco mais rápido. Aí a gente estaria na caixa de câmbio dele [Leclerc] nas últimas duas voltas. Só que são tantos ‘e se’ que eu preciso dizer que estou satisfeito com o segundo e o terceiro. Precisamos aceitar isso”, seguiu.
Lewis Hamilton não conseguiu tirar a vitória de Charles Leclerc (Foto: AFP)

O pódio duplo, contando também com Bottas em terceiro, é mais do que Wolff esperava inicialmente. O dirigente não esperava superar a dupla da Ferrari – a surpresa foi Sebastian Vettel, quarto, que teve a estratégia comprometida para virar ‘escudeiro’ de Leclerc.

 
“Se você me oferecesse um segundo e um terceiro lugar em Spa, eu aceitaria por saber que nosso conjunto é inferior ao da Ferrari em velocidade de reta. Olhe para a curva 1 e para a reta seguinte. O Sebastian [Vettel] não poderia estar mais fora de trajetória e ainda assim conseguiu nos ultrapassar”, recordou Wolff.
 
A Mercedes segue em situação tranquila no Mundial de Construtores. No de Pilotos, o conforto é de Hamilton, 65 pontos na frente de Bottas.

Paddockast #31
QUEM NA F1 PASSA DE ANO?

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube