Mercedes nega queda no nível de Hamilton por derrota em 2021: “Cada vez mais completo”
Toto Wolff, chefe da Mercedes, voltou a falar sobre o polêmico GP de Abu Dhabi de 2021, que coroou Max Verstappen como campeão pela primeira vez, mas negou que episódio tenha afetado Lewis Hamilton
A jornada de Lewis Hamilton na Mercedes, que chegou ao fim nesta temporada, foi obviamente marcada por muitos títulos e sucesso, mas também pelo revés controverso em 2021, quando perdeu o Mundial de Pilotos para Max Verstappen na última volta em Abu Dhabi. Desde então, só voltou a vencer um GP nesta temporada e nunca mais chegou perto de brigar pela taça. Mesmo assim, Toto Wolff garante que o episódio não afetou em nada as performances do britânico.
O chefe da Mercedes afirmou ao podcast Beyond the Grid, da F1, que o GP de Abu Dhabi de 2021 “vai ficar para sempre” nas vidas profissionais de quem estava lá pela equipe, mas que não prejudicou Hamilton. Pelo contrário, afirmou que, desde então, ficou “cada vez mais completo”.
Na ocasião, Hamilton liderava a prova e o campeonato até que Nicholas Latifi bateu e forçou a entrada do safety-car na reta final. Em uma decisão polêmica do diretor de provas, Michael Masi, Verstappen, que estava em segundo, passou os retardatários e relargou imediatamente atrás do rival com uma volta para o fim. Somando isso ao ritmo mais forte, triunfou em Yas Marina e faturou o título.
“O final de 2021 é algo que vai ficar para sempre quando se trata das nossas vidas profissionais”, afirmou Wolff. “Mas, não acho que o final de 2021 tenha qualquer correlação com o fato de não pilotar tão rápido mais, ou qualquer coisa do tipo. No geral, como ser humano, tanto profissional quanto fora do carro, ele está se tornando cada vez mais completo”.
Por outro lado, Wolff não tem apenas lembranças ruins de 2021. A mais positiva que citou, por exemplo, foi a corrida no Brasil, onde Hamilton largou em último na sprint e escalou o pelotão para vencer a prova no domingo. O triunfo foi essencial para chegar às últimas rodadas ainda com chances.
“O GP de São Paulo de 2021 foi ótimo. Fomos desclassificados na sprint, e aquilo não era realmente nada, e não estava certo. Acho que isso gerou uma motivação de ‘agora vamos mostrar a eles’, e foi isso que aconteceu. Sabíamos que precisávamos vencer todas as corridas para conquistar o título, e ele se recuperou na sprint de uma maneira incrível. Depois, na corrida em si, apesar de toda a defesa [de Verstappen], limpa e menos limpa, venceu a prova. Isso foi o melhor”, concluiu o chefe da Mercedes.
A Fórmula 1 agora está oficialmente de férias e dá adeus a 2024. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: FIA divulga imagens e mostra “versão refinada” de carro para F1 2026