Mercedes pede que discussões entre F1 e FIA “fiquem dentro de uma sala”

Toto Wolff, chefe da Mercedes, entende a razão de os pilotos estarem frustrados com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA). No entanto, acredita que as diferenças podem ser resolvidas internamente

As tensões e desentendimentos entre a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e a Fórmula 1 têm se tornado cada vez mais constantes durante a gestão de Mohammed Ben Sulayem. E ainda que acredite que as equipes precisam se posicionar para fazer o esporte caminhar na direção correta, Toto Wolff, chefe da Mercedes, disse que as discussões envolvendo a categoria devem permanecer “dentro de uma sala”.

A FIA colecionou uma série de desavenças com a F1 nos últimos anos depois de, por exemplo, interferir nas negociações e no valor da categoria, tentar proibir os pilotos de utilizarem joias, além de divulgar, de forma unilateral, o calendário da temporada de 2023.

Os pilotos, também insatisfeitos principalmente por causa das punições que Max Verstappen e Charles Leclerc receberam por falarem palavrão durante as coletivas de imprensa, soltaram um comunicado explicitando a falta de diálogo com a FIA e cobrando respostas.

E o chefe da Mercedes até concorda que tanto os pilotos quanto os chefes de equipe precisam se posicionar e cobrar mais respostas por parte da entidade que rege o esporte. Porém, na visão de Wolff, é desnecessário tornar a situação pública.

A gestão de Ben Sulayem tem sido marcada por conflitos com a F1 (Foto: Reprodução/Khaleej Times)

“É fundamental que tenhamos voz e lidemos com isso com o mesmo cuidado. Tivemos uma briga na mídia nos últimos dois anos e uma palavra foi dita e outra palavra veio como resposta. Não acho que deveríamos estar jogando coisas um no outro dessa forma. Estar em uma sala e conversar sobre o que achamos que é melhor para o esporte é o caminho [a seguir]”, finalizou o chefe da Mercedes.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.