A Mercedes não chamou muita atenção no primeiro treino livre desta sexta-feira (28) em Sóchi, mas o cenário mudou já no segundo. Lewis Hamilton, antes apenas terceiro mais rápido, fez proveito dos pneus hipermacios para conseguir 1min33s385 e ser o melhor do dia na Rússia. E mais: comandar uma dobradinha da equipe prateada, com Valtteri Bottas na segunda colocação, 0s199 mais lento.
Já se esperava uma reação da Mercedes, que não usou o pneu hipermacio no primeiro treino. A reação de fato veio, e com solidez: o mais próximo que uma equipe rival chegou de Hamilton foi 0s442 mais lento, com Max Verstappen em terceiro. Daniel Ricciardo foi quarto com rendimento semelhante, 0s459 pior.
A Ferrari, por sua vez, surgiu na rara condição de terceira força. Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen não se destacaram com hipermacios e ficaram distantes de Hamilton. O alemão foi quinto, 0s543 mais lento e chegou até mesmo a rodar durante a simulação de corrida. O finlandês teve dificuldades na melhor volta, acabando 1s003 pior que Hamilton.
Lewis Hamilton (Foto: AFP)
window.uolads.push({ id: “banner-300×250-area” });
A condição de melhor ‘do resto’ voltou a ficar com uma Force India. Depois de Esteban Ocon ter a honra no TL1, Sergio Pérez apareceu na simbólica sétima posição no TL2. A vantagem sobre o rival mais próximo, Pierre Gasly, foi das menores: 0s015. O próprio Ocon foi nono, enquanto Marcus Ericsson fechou o top-10.
Pilotos e equipes da F1 voltam à ativa às 6h (de Brasília) deste sábado com a realização do terceiro treino livre. A classificação, por sua vez, acontece às 9h.
Saiba como foi o segundo treino livre do GP da Rússia
O segundo treino livre começou com duas equipes medianas deixando os boxes de imediato: as duplas de McLaren e Haas vieram para voltas de instalação, logo retornando aos boxes.
Aliás, todos menos Vandoorne, que teve a honra de inaugurar a tabela de tempos. 1min37s819 para o belga, que de forma até surpreendente conseguiu se segurar em primeiro por mais algum tempo. Magnussen, Ericsson, Stroll e Alonso vinham atrás. Mas foi só Vettel vir com ultramacios que o jogo virou: com 1min35s382, o ferrarista assumiu a ponta.
Vettel era o único piloto de ponta na pista. Atrás, Gasly Grosjean e Magnussen brigavam pela condição de segundo melhor.
Valtteri Bottas (Foto: AFP)
window.uolads.push({ id: “banner-300×250-area” });
Verstappen quebrou o monopólio de Vettel pouco depois. Com hipermacios, o holandês teve folga de 0s551 sobre o alemão. Hamilton, por sua vez, apareceu em terceiro após usar ultramacios – mesmo pneus de Sebastian – e ser 0s2 pior. Bottas, com o mesmo composto, apareceu 0s3 melhor. E Verstappen seguia sem se importar com qualquer pneu que não fosse o hipermacio, melhorando para 1min34s164 e abrindo boa folga na liderança da tabela de tempos.
Hamilton não precisava de hipermacios para acompanhar. Ainda com ultramacios, o britânico foi 0s081 pior. Vettel, ainda sem volta realmente voadora no TL2, aparecia agora 0s7 atrás do rival na briga pelo título.
Passados 30 minutos do TL2, o pelotão intermediário começava a ter um líder claro. De forma um pouco surpreendente, Gasly era o sétimo colocado, atrás apenas dos pilotos das três grandes equipes. Com hipermacios, o francês era 0s3 melhor que Leclerc, oitavo. Sainz e Ocon estavam ainda mais distantes, mas aparentemente sem forçar muito do carro.
Os últimos 60 minutos de treino do dia começaram com Bottas de hipermacios. O resultado só poderia ser um: mesmo dando uma leve escapada na última curva, o finlandês colocou a Mercedes em primeiro. Mas por pouco tempo, já que Hamilton veio e conseguiu 1min33s385, 0s199 mais rápido que o companheiro. Com o mesmo hipermacio, Vettel fez volta 0s543 pior.
Max Verstappen (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)
window.uolads.push({ id: “banner-300×250-area” });
Passados tais movimentos, os 40 últimos minutos pareciam destinados às simulações de corrida. Bottas, Vettel e Räikkönen testavam o comportamento dos carros com hipermacio, enquanto Hamilton, Ricciardo e Verstappen focavam no ultramacio.
Para Ricciardo, a decisão não parecia tão boa. O australiano ainda tinha 14 minutos de pista pela frente, mas já enfrentava problemas avançados de graining, quando o pneu começa a esfarelar. Vettel também tinha seus contratempos, como quando rodou sozinho na freada da curva 14, escapando por pouco de tocar a barreira de pneus. Muito distante da briga pelas posições de destaque, Stroll também se queixava de problemas: o canadense disse ter perdido uma peça do carro ao atacar demais uma zebra.
Sem novos movimentos, o segundo treino livre se encaminhou para o fim. Um fim tranquilo, mas dos mais positivos para a Mercedes.
F1 2018, GP da Rússia, Sóchi, treino livre 2:
1 |
L HAMILTON |
Mercedes |
1:33.385 |
|
35 |
2 |
V BOTTAS |
Mercedes |
1:33.584 |
+0.199 |
33 |
3 |
M VERSTAPPEN |
Red Bull Tag Heuer |
1:33.827 |
+0.442 |
32 |
4 |
D RICCIARDO |
Red Bull Tag Heuer |
1:33.844 |
+0.459 |
37 |
5 |
S VETTEL |
Ferrari |
1:33.928 |
+0.543 |
33 |
6 |
K RÄIKKÖNEN |
Ferrari |
1:34.388 |
+1.003 |
31 |
7 |
S PÉREZ |
Force India Mercedes |
1:35.122 |
+1.737 |
30 |
8 |
P GASLY |
Toro Rosso Honda |
1:35.137 |
+1.752 |
28 |
9 |
E OCON |
Force India Mercedes |
1:35.147 |
+1.762 |
33 |
10 |
M ERICSSON |
Sauber Ferrari |
1:35.295 |
+1.910 |
35 |
11 |
K MAGNUSSEN |
Haas Ferrari |
1:35.331 |
+1.946 |
33 |
12 |
C SAINZ JR |
Renault |
1:35.341 |
+1.956 |
37 |
13 |
C LECLERC |
Sauber Ferrari |
1:35.432 |
+2.047 |
32 |
14 |
N HÜLKENBERG |
Renault |
1:35.568 |
+2.183 |
35 |
15 |
R GROSJEAN |
Haas Ferrari |
1:35.911 |
+2.526 |
35 |
16 |
B HARTLEY |
Toro Rosso Honda |
1:36.024 |
+2.639 |
29 |
17 |
F ALONSO |
McLaren Renault |
1:36.074 |
+2.689 |
34 |
18 |
S VANDOORNE |
McLaren Renault |
1:36.617 |
+3.232 |
31 |
19 |
S SIROTKIN |
Williams Mercedes |
1:36.861 |
+3.476 |
39 |
20 |
L STROLL |
Williams Mercedes |
1:37.001 |
+3.616 |
35 |
|
|
Tempo 107% |
1:39.922 |
+6.537 |
|
|
|
|
|
|
|
REC |
S VETTEL |
Ferrari |
1:33.194 |
29/04/2017 |
|
MV |
K RÄIKKÖNEN |
Ferrari |
1:36.844 |
30/04/2017 |
|
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.