Mercedes reconhece “decisão errada” em estratégia de Bottas no GP da Espanha

James Vowles, chefe de estratégia da Mercedes, admitiu que houve uma pequena janela para realizar um undercut em cima de Max Verstappen

A Mercedes admitiu que poderia ter pensando melhor na estratégia de Valtteri Bottas no GP da Espanha. James Vowles, chefe de estratégia da equipe alemã, revelou que houve uma breve oportunidade de ultrapassar Max Verstappen, mas que acabaram seguindo por um caminho diferente.

O finlandês largou da segunda colocação do grid, mas perdeu posições e caiu para quarto. Nas primeiras voltas, precisou brigar com Lance Stroll até se colocar em terceiro e começar a caçada ao holandês da Red Bull.

 “Uma vez que Valtteri estava de volta ao terceiro lugar, avaliamos as opções e só havia duas disponíveis. A primeira era alongar o stint, forçar Verstappen a uma parada mais cedo, andar mais que ele, fazer a ultrapassagem na pista”, explicou Vowles.

“A segunda era, obviamente, um undercut, o mais conhecido, mas para conseguir isso é preciso estar muito, muito próximo do carro à frente e, no primeiro stint, simplesmente não estávamos. Os pneus estavam desgastando muito e não éramos capazes de aproximar o suficiente de Max. Valtteri estava no meio do tráfego”, continuou.

O finlandês perdeu a chance de fazer o undercut (Foto: Mercedes)

“No segundo stint, houve uma oportunidade de undercut, bem pequena. Apareceu por uma volta e foi isso. Debatemos o assunto, definitivamente foi uma opção que passamos pelo pit-wall, mas havia também opções que sentíamos ir mais longe, mas foi realmente o caso de equilibrar as duas coisas”, seguiu o engenheiro.

“Houve uma pequena distração de uma tempestade que estava chegando e todas as preocupações de que pudesse chegar à pista. Tudo isso combinado significou que deixamos essa oportunidade para trás e optamos por alongar o stint”, emendou.

“Acredito que foi uma decisão errada, acredito que tínhamos a chance de um undercut apenas naquela volta 39. De qualquer maneira, Valtteri fez um ótimo trabalho tentando recuperar, e um trabalho brilhante retornar ao terceiro posto”, completou James.

Com uma vitória e cinco pódios na temporada, Valtteri aparece na terceira colocação da classificação, com 89 pontos, seis de desvantagem para Verstappen, o segundo, e 43 para Lewis Hamilton, seu companheiro de Mercedes e líder do Mundial.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO? Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.