Mercedes relembra reações “inocentes” após pré-temporada de 2019

A Mercedes abriu 2019 dando a impressão de que tinha errado a mão no carro. Era tudo ilusão: John Owen, desenhista-chefe da equipe, recorda que se “divertiu muito” com reações de um carro que não estava nem em sua versão final

2019 começou com a sensação de que a Mercedes tinha errado a mão em seu novo carro, o W10. A Ferrari foi amplamente superior na primeira semana de testes da Fórmula 1 e, mesmo na segunda, seguiu em vantagem. Acabou que tudo era uma ilusão – os prateados foram ainda mais dominantes do que em anos anteriores, isso enquanto a Ferrari se via distante da luta pelo título. Olhando para trás, o desenhista-chefe John Owen entende que equipes rivais foram inocentes demais ao crer em uma súbita perda de performance.
 
"Tudo que indicava que estávamos de volta à estaca zero ou que tínhamos que correr atrás dos outros era informação falsa", comentou Owen, entrevistado pelo site ‘Motorsport.com’. "Nunca planejamos correr com o carro que usamos na primeira semana de testes. Além disso, ficamos surpresos que algumas equipes pareciam se motivar com nossa falta de ritmo. Isso me surpreendeu muito, pessoalmente. Pareceu um pouco inocente, considerando que eles poderiam entender que aquela não era a versão final do W10", seguiu.
A Mercedes voltou a dominar a F1, mesmo sem encantar nos testes (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

A configuração do carro na primeira semana de testes, quando a Mercedes andou nitidamente pior, nunca foi usada em GPs. A da segunda, com bico novo e sidepods claramente revisitados, foi a que partiu para dominar o campeonato – mesmo que sem ser claramente melhor que a Ferrari em Barcelona. A reação de rivais, imprensa e público levou a Mercedes aos risos em Brackley.

 
"Nós nos divertimos muito. Nós ficamos lendo o que as pessoas escreviam sobre nossa aerodinâmica, mesmo que nem nós soubéssemos ao certo como seria na primeira corrida da temporada. Progredimos consideravelmente depois da primeira semana de testes. O fato de que aparentemente estávamos respondendo na segunda semana às performances decepcionantes da primeira tornou tudo ainda mais engraçado", encerrou Owen.
 
Para 2020, a Mercedes mira aquele que seria o sétimo título consecutivo na Fórmula 1, tanto no Mundial de Construtores quanto no de Pilotos. Lewis Hamilton e Valtteri Bottas formam a dupla pela quarta temporada consecutiva.
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.