Mercedes se mostra mais flexível e dá a entender que deve aceitar acordo para alterar regra do congelamento de motor

A Mercedes se mostrou mais flexível com relação à proposta das demais rivais em suavizar as regras do congelamento dos motores para a próxima temporada. A montadora alemã havia se posicionado contra a mudança

A Mercedes está pronta para aceitar o compromisso de suavizar as regras com relação ao congelamento dos motores, mas somente como exceção para 2015. Depois das reuniões no último fim de semana, em Austin, nos EUA, uma nova proposta para permitir ajustes no regulamento foi apresentada, como mais uma tentativa de convencer a equipe alemã, a grande opositora da iniciativa.

A esquadra comandada por Toto Wolff disse anteriormente que se posicionou contra a flexibilização permanente por temer um aumento nos custos. Mas o time prata pode aceitar a modificação, desde que tenha certeza de que não haverá uma elevação dos gastos.

"Se este é um compromisso necessário para garantir a estabilidade a longo prazo e entendemos como longo prazo não permitir mudanças a cada ano, então será algo que vamos considerar", disse Wolff na pista norte-americana.

Mercedes pode aceitar mudança na regra dos motores para 2015 (Foto: Getty Images)

"O que dissemos é que estamos estudando e verificando os efeitos que uma alteração assim pode ter. O que vai significar do ponto de vista financeiro? E com relação à logística? Somos uma equipe que precisa entregar oito unidades de cada vez. A Honda só duas, Ferrari e Renault, quatro. Portanto, há uma grande diferença", completou.

Quando o novo motor V6 foi adotado, o regulamento congelou o desenvolvimento para evitar custos desenfreados. Depois que unidade de força foi apresentada e homologada pela FIA, em 28 de fevereiro de 2014, as mudanças permitidas durante a temporada só podem atender casos de "confiabilidade, segurança ou razões de economia e de custos". Um número limitado de modificações é autorizado também entre um ano e outro.

De acordo com a revista inglesa 'Autosport', a nova medida pode criar uma janela de ajustes em julho de 2015. As equipes e fornecedoras vão voltar a se reunir durante este fim de semana, em Interlagos, que sedia o GP do Brasil, o penúltimo do calendário.

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