Mercedes vê falta de equilíbrio em Zandvoort e mira reação em “pista de alta” Monza
Após conseguir três vitórias antes das férias, o GP dos Países Baixos foi ruim para a equipe de Brackley. Agora, as Flechas de Prata buscam retomar a competitividade no GP da Itália
A Mercedes pretende fazer de tudo para retomar a boa fase vivida nas corridas que antecederam as férias da Fórmula 1 e deram à equipe três vitórias em quatro provas na temporada 2024. No GP dos Países Baixos, o W15 não foi eficiente com se esperava e não conseguiu imprimir bom ritmo. Embora tenha buscado uma boa classificação para partir do quarto lugar, George Russell cruzou a linha de chegada apenas em sétimo. Já Lewis Hamilton perdeu três posições no grid de largada após atrapalhar Sergio Pérez, da Red Bull, durante a classificação e precisou largar em 14º. Mesmo assim, fez uma corrida de recuperação e cruzou a linha de chegada em oitavo. A ideia é tentar voltar a ser competitivo já neste fim de semana, no GP da Itália.
“Espero sinceramente que possamos voltar [em Monza] a ter o desempenho que tivemos em Spa-Francorchamps. Mas não é só isso. É uma pista de alta velocidade em comparação com a que corremos em Zandvoort”, afirmou o chefe da equipe, Toto Wolff, ao GP Blog, após a corrida neerlandesa.
“Nosso carro foi competitivo em praticamente todas as últimas corridas, só que aqui [em Zandvoort] ele estava completamente desbalanceado. Temos de acertar isso”, completou o dirigente.
O GP da Itália vai marcar a última corrida de Hamilton em solo italiano com a Mercedes, já que o heptacampeão correrá com a Ferrari a partir de 2025. Por isso, espera-se um grande apoio ao inglês. Além disso, o italiano Andrea Kimi Antonelli — provável substituto do #44 — fará sua estreia na F1 durante o TL1 no primeiro dia de atividades de pista. E correndo em casa.
“Acho que haverá muitos fãs de Lewis torcendo por ele, e haverá muitos fãs de Kimi”, pontuou Wolff.
A equipe de Brackley terá um desafio extra em Monza: o asfalto. Além da previsão ser de altas temperaturas na Itália, a pista passou por recente recapeamento, combinação que já deu dores de cabeça para a Mercedes. O superaquecimento da borracha será um fator a mais de preocupação, sobretudo para o time alemão, já que o W15 costuma ser mais suscetível à questão em pistas muito quentes.
Na Espanha, na Áustria e na Hungria, com temperaturas mais altas, os alemães enfrentaram mais dificuldades com os pneus do que em locais onde o clima esteve mais frio, como Canadá e Inglaterra.
A Mercedes já soma três vitórias na temporada 2024 da Fórmula 1 e ocupa, no momento, a quarta colocação no Mundial de Construtores, com 276 pontos. O campeonato é liderado pela Red Bull [434], seguido de McLaren [404] e Ferrari [370].
A Fórmula 1 volta neste fim de semana, entre os dias 30 de agosto a 1º de setembro, com o GP da Itália, direto de Monza.
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