A classificação do GP do Japão, realizada neste sábado (23), não foi das melhores para a Mercedes. A equipe alemã conquistou apenas a sétima e a oitava posições no grid de largada com Lewis Hamilton e George Russell, respectivamente. Bradley Lord, diretor de comunicações e que ganhou protagonismo no time com a ausência de Toto Wolff, falou sobre as deficiências do W14 em Suzuka e a estratégia de pneus do time, que pode de novo ajudar na escalada do pelotão.
A Mercedes ficou a mais de 1s da Red Bull de Max Verstappen, que fez a pole, e ainda vai largar atrás dos pilotos da Ferrari, com quem disputa a vice-liderança no Mundial de Construtores. A equipe de Maranello está só 24 pontos atrás dos alemães.
“O primeiro setor aqui, passando pelos ‘S’, é exatamente o tipo de curvas onde não somos realmente fortes. Vimos a McLaren fazer um bom avanço nessa área também, então essa tem sido nossa maior deficiência ao longo do fim de semana”, explicou Lord.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Apesar dos desafios, o diretor da Mercedes falou que a equipe melhorou desde o TL1, mas ainda encontrou dificuldades no final da classificação. “Fizemos algum progresso ao longo do fim de semana, mas mesmo nas últimas voltas do Q3, George [Russell] relatou que o carro estava derrapando e os pneus não tinham aderência. Lewis [Hamilton] conseguiu uma pequena melhoria, mas infelizmente não encontramos o ritmo do carro”, afirmou.
O dirigente trouxe uma informação que traz otimismo para a equipe: a estratégia de pneus como trunfo mais uma vez. “A boa notícia é que temos dois conjuntos de pneus duros que economizamos para amanhã, enquanto os outros à nossa frente, exceto a McLaren, têm o mesmo número de médios. Portanto, isso pode ser uma espécie de trunfo que podemos ter na corrida”, analisou.
Lord também enfatizou que a classificação forneceu uma imagem clara das áreas em que a Mercedes precisa trabalhar e onde precisa se recuperar após o final da temporada. “A classificação trouxe uma imagem clara de onde precisamos trabalhar e o que temos de fazer durante o inverno [na Europa]. Além disso, ainda temos algumas atualizações a serem implementadas, e esperamos que essas ajudem a dar mais um pequeno passo adiante também”, concluiu Lord.
A largada para o GP do Japão está prevista para as 2h de sábado, horário de Brasília. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023 AO VIVO e EM TEMPO REAL. Antes, à 1h40, o GP abre a transmissão em segunda tela na GPTV, em parceria com a Voz do Esporte.