Roberto Merhi emergiu nesta segunda-feira (9) como principal candidato ao segundo posto da Manor Marussia para a temporada 2015 da F1. A informação é do site inglês 'Motorsport.com'.
Depois de conseguir um novo investidor, acertar os pagamentos aos credores e deixar o regime de administração legal, a esquadra obteve também a permissão para colocar na pista o carro de 2014, apenas com algumas modificações para atender o regulamento de 2015. O modelo já passou no crash-test, e o time vai alinhar em Melbourne neste fim de semana. Só que, até o momento, a equipe confirmou somente o nome de Will Stevens como titular.
De acordo com a nota da publicação britânica, a Manor Marussia solicitou a superlicença para o espanhol de 23 anos na semana passada. Quase ao mesmo tempo, Merhi também foi anunciado como piloto da equipe Pons para o campeonato deste ano da World Series.
E Roberto já teve o gostinho de andar em um F1 e participar de fins de semana do Mundial. Em 2014, o jovem foi recrutado pela Caterham e andou em três oportunidades nos primeiros treinos livres de sexta-feira. Merhi disputou o TL1 nos GPs da Itália, da Rússia e do Japão.
O currículo do espanhol também é sólido e tem como destaques o título da F3 Euro em 2011, além da participação no DTM em 2012 e 2013 e do terceiro posto na World Series no ano passado.
O 'Motorsport.com' explicou ainda que não está claro qual será o tempo de duração do acordo entre Merhi e a Manor. A temporada do campeonato regido pela Renault começa nos dias 25 e 26 de abril. O calendário da categoria também quase não coincide com as datas dos GPs da F1.
>>> O GUIA COMPLETO
>>> Flavio Gomes: Lamentamos dizer que vai ser como em 2015: Mercedes de braçada
>>> F1 vive ano de estabilidade nas regras após revolução vista em 2014
>>> Em crise, F1 tem incerteza do poder: poder ter 20 carros e 20 corridas
>>> O que você precisa saber sobre a pré-temporada na Espanha
O brasileiro Felipe Massa se mostrou contente com o desenvolvimento do motor Mercedes para a temporada 2015 do Mundial de F1, mas quer ver a montadora alemã extraindo ainda mais performance do já superior V6 turbo. "Eu espero que tenha mais por vir", afirmou o piloto da Williams. Neste ano, o limite de unidades de força que podem ser usadas durante toda a temporada caiu de cinco para quatro. Isso significa que cada um precisará ser usado em média por cinco corridas.