Mesmo com “diferença pequena”, Williams e Bottas decidem usar asa nova no GP da Hungria. Massa vai com peça ‘velha’

Ainda que não tenha sentido tanta diferença de performance sobre a nova asa dianteira construída pela Williams em relação à antiga, Valtteri Bottas decidiu, em conjunto com a equipe, seguir com a peça para o fim de semana em Hungaroring. Felipe Massa seguirá com o aerofólio mais antigo

Depois do primeiro dia de atividades de pista visando o GP da Hungria, Valtteri Bottas seguirá utilizando a nova asa dianteira, atualização desenvolvida e disponibilizada pela Williams a partir deste fim de semana. Por sua vez, Felipe Massa vai para a corrida com o aerofólio antigo.

Por estar à frente de Massa no campeonato, o finlandês tem a prioridade quanto ao uso de novas peças e atualizações desenvolvidas pelo time de Grove. Nesta sexta-feira (24), Valtteri comparou o desempenho das duas asas e não sentiu tanta diferença. Ainda assim, seguirá com o modelo novo na sequência do fim de semana.

Pela manhã, Bottas reconheceu que fez sua melhor volta usando o aparato antigo, mas considera que, por estar numa pista onde uma boa posição no grid de largada é tão importante, e cada centésimo é fundamental, o uso do novo aerofólio será crucial.

O NOVO PROJETO DO GRANDE PRÊMIO

Flavio Gomes explica os detalhes do projetoColabore e ganhe uma camiseta da Red Bull

Valtteri Bottas vai com a asa dianteira nova na sequência do fim de semana do GP da Hungria (Foto: AP)

Mas a diferença de tempos entre Bottas e Massa indica que a performance da asa dianteira nova usada pelo finlandês não é muito diferente do aerofólio antigo. Bottas terminou o segundo treino em nono lugar com 1min25s881, apenas 0s039 mais rápido em relação ao brasileiro, décimo.

“Não senti nenhum efeito negativo, então estou bem confortável mantendo-a e não acho que seja um risco. Talvez, isso me dê alguns pequenos ganhos, mas tudo sempre será bem-vindo. E nesta pista, na classificação, que é tudo sobre centésimos, tudo ajuda”, analisou Bottas durante entrevista coletiva nesta sexta-feira, logo após o segundo treino em Budapeste.

“O passo com a asa dianteira não é fácil de sentir, é pequeno atualmente. No primeiro treino, fiz minha melhor volta com a asa antiga, mas acho que foi porque a volta com a asa antiga foi um pouco melhor do que com a nova”, declarou o piloto de 25 anos.

“Quando a diferença é pequena, não é fácil obter uma resposta, mas tudo sugere que é um pequeno passo no rumo certo, e continuei com a asa nova no segundo treino sem qualquer problema”, explicou.

A expectativa da Williams é que Massa tenha a nova asa dianteira na próxima etapa do campeonato, o GP da Bélgica, quando a F1 voltar das férias de verão, no fim de agosto.

Massa acabou uma posição atrás, em décimo, pois. “A maneira pela qual o dia se desenrolou deixou claro que temos potencial para termos um bom fim de semana e lutar com aqueles que estão próximos a nós no campeonato. Não vai ser fácil, mas temos mais para dar do que apresentamos hoje”, disse o experiente brasileiro.

O GRANDE PRÊMIO acompanha as atividades do GP da Hungria em TEMPO REAL.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.